Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Évora. Com dois mil anos, o templo que resiste ao tempo está de boa saúde

17 dez, 2017 - 12:35 • Rosário Silva

A intervenção realizada no monumento nacional envolveu um investimento de cerca de 50 mil euros

A+ / A-

De passagem por Évora, Ana Paula assiste à desmontagem dos andaimes que nos últimos quatro meses ladearam o Templo Romano. Comercial, na área do imobiliário, a visitante já tinha ouvido falar das obras no monumento, mas o assunto não lhe tinha despertado curiosidade até chegar esta manhã à cidade e deparar-se com a operação.

“Já conhecia Évora, até porque venho cá várias vezes, mas fiquei mesmo curiosa para ver como ficou o templo”, diz. E como lhe parece que ficou?

“Parece-me bem, noto que está mais limpo dando-lhe um aspecto mais atraente e de boa saúde. Lá em cima (capitéis) a brancura é notória”, constata Ana Paula que aproveita para fotografar o monumento, agora de cara lavada.

Em Junho deste ano, desprendeu-se um fragmento de um dos capitéis e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) decidiu avançar com uma “empreitada de urgência” para prevenir em vez de remediar.

“Por motivos de segurança foi necessário estabilizar esta situação, daí a intervenção urgente”, contudo, refere Rafael Alfenim, “quisemos também fazer o mapeamento de todas as patologias e todos os problemas que os materiais têm”.

O especialista da DRCA recorda que já tinham sido feitos estudos sobre “a resistência sísmica do templo”, mas não tinha sido “avaliada correctamente a questão dos materiais (pétreos), e este alerta fez com que despoletássemos esta acção”.

Com dois mil anos de história e de exposição, este emblemático monumento apresentava uma série de problemas, nomeadamente a existência de fungos que tapavam o mármore dos capitéis e o granito das colunas e arquitraves.

Investigadores e técnicos de várias entidades e instituições uniram-se no combate às fragilidades do templo, tendo inclusive sido testado, pela primeira vez, um biocida.

“É um composto, um metabolito produzido por uma bactéria, não tóxico, que abre as membranas dos fungos, matando-os”, revela António Candeias, director do Laboratório Hercules.

“É completamente inócuo e como estávamos na fase final de testes de campo, esta foi uma oportunidade única pois é diferente trabalhar em proveta e trabalhar em obra mesmo”, acrescenta o responsável pela unidade de investigação da Universidade de Évora.

O “açougue” que é Património Mundial

Datado do século I, o templo romano de Évora terá sido fortificação no inicio, e foi, seguramente, açougue desde a atribuição do foral à cidade de Évora, em 1501, por D. Manuel I, funcionando como tal até 1836. Em 1871, o arquiteto italiano Giuseppe Cinatti foi contratado com o objetivo de recuperar o monumento, removendo os elementos que haviam sido acrescentados durante a Idade Média, restaurando o edifício.

A ultima intervenção de vulto aconteceu entre 1987 e 1995. As escavações realizadas pelo Instituto Arqueológico Alemão colocaram a descoberto, os espelhos de água que rodeavam o templo.

Nos últimos quatro meses, os especialistas procederam à limpeza do monumento, com a retirada da “almofada biológica” que escondia alguns problemas.

Nuno Proença, especialista em conservação e restauro mostra-se “satisfeito e surpreendido” com o resultado final da intervenção.

O responsável da empresa que desenvolveu os trabalhos, não tem dúvidas de que as pessoas vão ver “as superfícies bastante diferentes” ao mesmo tempo que podem observar “os capitéis muito trabalhados, muito ricos, lavrados de uma forma extraordinária com um enorme rigor estético e técnico”.

O material recolhido no decurso da investigação vai ser estudado em laboratório para, no futuro, ajudar “a tratar e resolver problemas concretos e encontrar novas soluções”, assegura Nuno Proença que classifica esta intervenção como “momento único para avançarmos um pouco mais com todas as ferramentas que temos ao nosso dispor num determinado momento histórico.”

A satisfação é partilhada por António Candeias, do Laboratório Hércules que considera ter sido “uma oportunidade para recolher materiais” que vão “dar informação sobre as técnicas de construção e alguns materiais ainda do período romano”, originando uma “melhor compreensão da história do monumento.”

A intervenção realizada no monumento nacional, abrangido pela classificação do centro histórico da cidade como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), envolveu um investimento de cerca de 50 mil euros. Os trabalhos desenvolvidos contaram com a participação das universidades de Évora e de Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 18 dez, 2017 18:43
    Tudo o que fizermos pelo nosso património e cultura é manter viva a nossa identidade. Se quisermos sobreviver como povo por mais uns séculos todo o nosso empenho será pouco. Portugal precisa é merece.
  • Elaine
    18 dez, 2017 Lisboa 12:31
    Tive a oportunidade de revê-lo este fim de semana e realmente se percebe melhor os detalhes das colunas , e por estar mais limpo , sob a iluminação noturna ,ainda mais resplandecente! Parabéns pela manutenção deste monumento emblemático da bela cidade de Évora.
  • JR
    17 dez, 2017 Lisboa 20:43
    Dinheiro bem empregue. Haverá certamente outras obras que necessitem de cuidado no nosso país. Fico satisfeito como nacional.
  • Atu
    17 dez, 2017 Porto 17:26
    Com uma restauração de 50 mil euros, a preservação do templo de Diana em Évora não vai longe...!
  • Eborense
    17 dez, 2017 Évora 17:12
    Deixem-se mas é de tretas e acabem o monumento, que já tem quase 2000 anos e ainda está por acabar. Consta que o empreiteiro da altura foi à falência e teve que fugir para o Brasil, não acabando a obra. Portanto, acabem lá isso de uma vez por todas.

Destaques V+