Tempo
|
A+ / A-

Pedofilia. Igreja australiana rejeita recomendação para acabar com o celibato

15 dez, 2017 - 21:50

Comissão de resposta aos abusos sexuais contra crianças institucionalizadas apresentou, esta semana, um relatório com 189 sugestões para acabar com a "tragédia nacional" dos abusos contra menores.

A+ / A-

Os líderes da Igreja Católica da Austrália rejeitam acabar com o celibato obrigatório dos padres, uma das 189 recomendações da comissão que investigou casos de pedofilia.

Quebrar o segredo da confissão, para denunciar abusadores de crianças, foi outra das medidas sugeridas pelos peritos, mas também não está a ser bem-recebida pelos bispos daquele país.

O fim do celibato não iria, necessariamente, acabar com os abusos, afirmou o arcebispo de Sidney, Anthony Fisher, em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira.

“Nós conhecemos muito bem as instituições que têm padres celibatários e instituições [de outras confissões] sem padres celibatários e ambas enfrentam este problema. Sabemos muito bem que isto acontece nas famílias. É um problema de todos, celibatários ou não”, declarou.

Quanto à recomendação para acabar com o segredo na confissão, “iria causar sofrimento a todos os cristãos católicos e ortodoxos” e não iria “ajudar qualquer jovem” vítima de abusos.

O arcebispo de Sidney pede desculpa às vítimas e admite que a credibilidade da Igreja junto do conjunto da sociedade foi atingida.

Depois de cinco anos de trabalho, a comissão de resposta aos abusos sexuais contra crianças institucionalizadas apresentou, esta semana, um relatório com 189 recomendações.

Os peritos falam numa “tragédia nacional” e concluíram que as instituições australianas “falharam” gravemente na missão de proteger as crianças a seu cargo.

O relatório estima que, nas últimas décadas, dezenas de milhares de menores tenham sido abusados sexualmente em instituições do Estado e do sector social.

Duas dezenas de recomendações são especificamente destinadas à Igreja Católica, onde mais de 60% dos abusos terão ocorrido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jesus
    17 dez, 2017 w.w.w.mensajesdelbuenpastorenoc.org/ 13:20
    Filhos meus, orai pelos meus Sacerdotes, porque muitos estão a perder-se pela impureza, pelas doutrinas da Nova Era e por comodidades e preocupações deste mundo. Adoptem espiritualmente um sacerdote o orem por eles, porque o meu adversário está atacando-os e a muitos tem cegado e confundido. Hoje muitos de meus prediletos estão praticando as doutrinas da Nova Era dentro de minha Casas e o mais triste, é fazer passar, como se fosse uma prática divina. Muitas almas contaminam-se pelo uso destas práticas pagãs praticadas por alguns dos meus prediletos. Nenhuma prática de Reiki, yoga, meditação ou canalização vem da Minha parte. Meu Santo Espírito é Vida e essência que se dá, se a pedires a meu Pai. Meu Santo Espírito não necessita ser canalizado, Ele habita no coração humilde e que faz a vontade de meu Pai. Cuidado meus filhos não deixeis impor as mãos, por sacerdotes que utilizam estas práticas; sede cautelosos porque abundam muitos falsos sacerdotes que se dizem ser canalizadores de energias! O yoga, os pêndulos, a hipnose, a regressão, o reiki, a canalização, a metafísica, as pedras, mentalismos e todas as outras práticas que buscam dar sensações com energia, não são compatíveis com minha doutrina, não vêm de mim, mas sim do meu adversário. Cuidado pois meu rebanho, porque o lobo anda vestido com pele de ovelha e camuflado como anjo da luz. Pedi muito discernimento a meu Santo Espírito, porque o grande enganador está solto e busca perder a muitos especialmente os sacerdotes.

Destaques V+