Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Aviso à população: vem aí muito frio. Doze medidas para o prevenir

15 dez, 2017 - 17:18

Próximas 48 horas vão ser marcadas pela “descida da temperatura e vento intenso”. Protecção Civil lança aviso e sugere medidas preventivas.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população para tempo frio e seco. As próximas 48 horas vão ser marcadas por “descida da temperatura e vento intenso”, factores que vão “acentuar o desconforto térmico”.

Durante a noite de sexta para sábado, prevê-se a diminuição da temperatura mínima para valores situados entre -2 e 2ºC nas regiões do interior norte e centro. O vento deve soprar do quadrante norte moderado (até 35 km/h) na faixa costeira e forte (até 40 km/h) nas terras altas do centro e sul. Espera-se ainda a formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro.

Durante a noite de sábado para domingo, prevê-se a descida da temperatura mínima para valores situados entre -4 e 2ºC nas regiões do interior norte e centro e de1 a 3ºC nas regiões do litoral norte e centro e do interior sul. O vento deverá soprar do quadrante leste moderado (até 30 km/h) no Algarve e nas terras altas (ainda até meio da manhã de domingo). Nas regiões do interior espera-se formação de geada (repetindo-se o mesmo na noite de segunda-feira para terça-feira).

A Protecção Civil avisa que, face à situação acima descrita, pode verificar-se “intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações aquecidas com recurso a lareiras e braseiras”, “incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias eléctricas e circuitos eléctricos” e a formação de gelo em alguns troços de estradas.

O fim-de-semana vai ser marcado pela descida acentuada da temperatura mínima entre 6 e 10 graus, mas já não está prevista chuva, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Perante este cenário, a ANPC propõe 12 medidas preventivas:

  • Evitar a exposição prolongada ao frio e a mudanças de temperatura bruscas;
  • Envergar várias camadas de roupa folgada e adaptada à temperatura ambiente;
  • Proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes;
  • Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Envergar vestuário adequado por parte de trabalhadores que exerçam actividades ao ar livre e evitar que exerçam esforços excessivos durante as tarefas que realizem;
  • Tomar especial atenção aos equipamentos de combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono;
  • Assegurar a adequada ventilação das habitações;
  • Evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, cuidando de os desligar da corrente antes de deitar;
  • Adoptar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada onde seja susceptível a formação de gelo;
  • Atender aos familiares e vizinhos que possam necessitar de auxílio e apoio, nomeadamente pessoas mais idosas ou em condições de maior isolamento;
  • Dedicar especial atenção aos grupos da população mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como os sem-abrigo;
  • Estar atento às informações meteorológicas e aos conselhos e recomendações da Protecção Civil e das Forças de Segurança.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • canideo
    15 dez, 2017 Lisboa 19:59
    Pela imagem que ilustra a notícia, penso que se trate de uma viso à população canina...
  • ferreira
    15 dez, 2017 canada 18:43
    Eu até acho graça as notiçias Portuguesas, vem ai`muito frio, hi hi hi entao se estivessem no Canada com temperaturas negativas entre 35 e 40, entao morriam todos com o frio,
  • Toutaver
    15 dez, 2017 Lx 18:34
    «Estar atento às informações meteorológicas e aos conselhos e recomendações da Protecção Civil e das Forças de Segurança»... SIM, SIM, NÃO CONFIEM nessa tropilha incompetente...!!!
  • Marquês de Púbol
    15 dez, 2017 Viseu 17:27
    12. Estar atento às informações meteorológicas e aos conselhos e recomendações da Protecção Civil e das Forças de Segurança? Devem estar a gozar com o "tuga"! Será que já se esqueceram das tragédias do Verão?

Destaques V+