Tempo
|
A+ / A-

Manuel Aires Mateus. “Uma pessoa tão brilhante”, diz o amigo Mário Laginha

15 dez, 2017 - 16:07

O arquitecto venceu o Prémio Pessoa 2017. Ministro da Cultura fala num “nome incontornável da arquitectura” e o antigo presidente da Ordem dos Arquitectos realça a faceta transformadora da sua obra.

A+ / A-

Veja também:


O pianista Mário Laginha, amigo de Manuel Aires Mateus, vencedor do Prémio Pessoa deste ano, soube pela Renascença da distinção e mostrou-se “mesmo muito feliz com a notícia”.

“Vejo com enorme alegria, porque é um arquitecto e uma pessoa tão brilhante, tão dedicado à sua arte e tão preocupado em fazer com que de certa maneira o mundo seja melhor, que haja mais cuidado com o que se controi e onde se constrói”, afirma.

Outra reacção recolhida pela Renascença foi a de João Belo Rodeia, antigo presidente da Ordem dos Arquitectos, que confirma a dedicação de Manuel Aires Mateus à profissão e destaca a capacidade transformadora da obra.

“É um prémio que traduz a entrega que ele tem ao trabalho total – é uma imersão total há muitos anos, permanente – que premeia a investigação, o trabalho dele é sempre de investigação e prospecção permanente; que premeia também a beleza que vai entregando ao mundo e partilhando, porque os edifícios são transformadores da paisagem, da cidade e tentam melhorá-la para todos”, começa por enumerar.

“Nesse sentido, premeia também a dimensão social da própria arquitectura pela capacidade que os projectos e as obras do Manuel Aires Mateus têm no sentido da transformação da paisagem da cidade”, sublinha.

Ao início da tarde, a Renascença falou com o próprio Manuel Aires Mateus, que esteve em directo no noticiário das 13h00 e destacou a importância do prémio para si e para toda a equipa com quem trabalha.

Na sua opinião, o mais importante são os projectos que faz em Portugal e dos quais são exemplo o novo edifício da sede da EDP, na Avenida 24 de Julho (Lisboa), e o Centro de Artes de Sines.

Ainda no conjunto das reacções, o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, considera Manuel Aires Mateus "um nome incontornável da arquitectura" desde “há muito”.

Numa nota enviada às redações, Castro Mendes destaca o traço contemporâneo e inovador de Aires Mateus, que “felicita calorosamente”, lembrando ainda a “obra que ultrapassa fronteiras”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+