Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Costa "não fica surpreendido" se agência tirar Portugal do "lixo"

15 dez, 2017 - 14:45

Primeiro-ministro espera que Fitch conclua "o óbvio", na revisão prevista para esta sexta-feira.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, "não ficaria surpreendido" se a Fitch acompanhasse o que outras agências de notação têm feito e "concluísse o óbvio", retirando Portugal do “lixo”.

Em declarações à imprensa no final de um Conselho Europeu, em Bruxelas, o chefe de Governo começou por dizer que não iria "antecipar expectativas" quanto à revisão do 'rating' de Portugal que a Fitch deverá publicar esta sexta-feira, mas comentou que "há um dado que é muito claro: a situação económica e financeira hoje não tem nada a ver com a situação de Portugal do ponto de vista económico e financeiro em 2011 ou em 2015".

"Houve outras agências de rating que já anteciparam esse movimento, e sobretudo os mercados têm estado a antecipar claramente esse movimento. Ao longo do ano temos vindo a reduzir a nossa taxa de juro e tivemos a saída do Procedimento por Défice Excessivo. Não ficaria surpreendido que as agências de notação financeira concluíssem o óbvio: é que a situação hoje, estando tão diferente daquela em 2011, tem de ter uma notação distinta, claramente distinta, da que tinha em 2011", declarou.

Em Setembro passado, outra das principais agências de notação, a Standard & Poor's, retirou Portugal do 'lixo', revendo em alta o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', um primeiro nível de investimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    15 dez, 2017 vila verde 19:32
    A giringonça diz que està à tudo a melhorar sõ para é que nada não serà mesmo DEUS ?..
  • Caros Rocha
    15 dez, 2017 Porto 15:58
    A "Fitch" celebrou há dias um contrato de Consultoria com o governo Português!....Que credibilidade e indepêndencia pode ter esta agencia para avaliar as contas públicas Portuguesas?....

Destaques V+