Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa mantém “total confiança política no ministro Vieira da Silva”

14 dez, 2017 - 15:10

Primeiro-ministro considera que não se pode confundir as suspeitas de má gestão na associação Raríssimas com o trabalho meritório da instituição.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro mantém “total confiança política” no ministro da Segurança Social, Vieira da Silva. António Costa comentou esta quinta-feira, pela primeira vez, o caso Raríssimas.

“[Tenho] Inequívoca e total confiança política no ministro Vieira da Silva, um ministro com muita experiência, com muita capacidade, que em todos os domínios e em todos os momentos em que exerceu a sua actividade governativa demonstrou sempre grande capacidade de ser um grande governante", declarou o primeiro-ministro, à margem da reunião do Conselho Europeu.

"Não é o facto de, enquanto vice-presidente da assembleia-geral, há anos atrás, de ter participado nesta instituição que vê de alguma forma maculada esta sua actividade”, sublinhou.

O ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, vai ao Parlamento na segunda-feira, às 15h30, para dar explicações sobre o caso Raríssimas, confirmou a Renascença.

Para António Costa, é importante não confundir o caso das alegadas irregularidades com o papel importante da Raríssimas no apoio a crianças com deficiências e doenças raras.

“Não podemos confundir dúvidas ou acusações que agora surgem sobre a má gestão de responsáveis da instituição com a excelência do trabalho que a instituição tem desenvolvido, ao longo de anos, no apoio a crianças e a pessoas que sofrem de graves doenças”., declarou.

“Estou seguro que é uma surpresa para o conjunto da sociedade portuguesa os factos que agora vieram a lume. Estamos a falar de uma instituição muito prestigiada, respeitada, que mereceu sempre a confiança de toda a gente e não podemos confundir erros cometidos, eventualmente, por alguém que assumia a sua gestão com a importância do trabalho desenvolvido e que tem de ser absolutamente continuado”, sublinhou o chefe do Governo.

Uma reportagem emitida pela TVI no sábado denunciou o alegado uso, pela presidente, de dinheiro da associação de ajuda a pessoas com doenças raras, a Raríssimas, para fins pessoais.

Na reportagem era também adiantado que o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, foi contratado entre 2013 e 2014 pela associação Raríssimas, com um vencimento de três mil euros por mês, tendo recebido um total de 63 mil euros.

Paula Brito e Costa e Manuel Delgado anunciaram na terça-feira que se demitiam dos respectivos cargos.

Esta quinta-feira, os trabalhadores da Raríssimas avisaram que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelaram ao primeiro-ministro para que envie uma direcção idónea para permitir o funcionamento. O Presidente da República revelou, depois, que o Governo já "mandou uma equipa para garantir o funcionamento da Raríssimas".

Na quarta-feira, elementos da Inspecção-geral do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social estiveram na Associação Raríssimas para dar início à inspecção na instituição.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • REVOLTADO
    15 dez, 2017 SETUBAL 13:43
    Com essa posição ACABOU POR PERDER AS ELEIÇÕES, PARABENS PELO RESPEITO POR QUEM VOTOU EM SI. JÁ SÃO DEMASIADAS FALHAS.
  • André Souza
    14 dez, 2017 Vila Pouca de Aguiar 16:38
    Raríssimo sem mácula!! O nepotismo no seu melhor !
  • COSTA DEU À COSTA!!!
    14 dez, 2017 Lx 15:16
    Pois claro que sim, como manteve na Ministra e nos 14 secretários de estado já postos na rua...Uma triste figura deste pantomineiro chamado Costa, um vendedor de ilusões que andava desaparecido em combate e que desaparece sempre que existe bernarda na família mafiosa xuxalista...

Destaques V+