Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não viu a chuva de estrelas da última noite? Veja o que perdeu

14 dez, 2017 - 10:55

Pico do fenómeno aconteceu por volta das 6h30, já de dia 14, altura em que terá sido possível ver 120 meteoros por hora.

A+ / A-

A noite de quinta para sexta-feira foi particularmente favorável para poder observar uma chuva de estrelas. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a Terra está a cruzar a órbita do Faetonte e os detritos deixados por este asteróide são os responsáveis pelo enxame de meteoros que decorre anualmente entre 4 e 17 de Dezembro: o enxame das Gemínidas.

Esta é uma das maiores chuvas de meteoros, a par da das Perseidas, embora seja menos conhecida por ocorrer no Outono, normalmente com condições meteorológicas adversas à observação. Tem ainda a particularidade de ser causada pela travessia dos detritos de um asteróide e não de um cometa.

No entanto, na última noite reuniram-se boas condições para observar o fenómeno, uma vez que fo uma noite sem lua. O pico aconteceu por volta das 6h30, já de dia 14, altura em que terá sido vísivel 120 meteoros por hora.

Em Portugal, o Dark Sky Alqueva foi um dos locais privilegiados para assistir à chuva de estrelas.

[Notícia corrigida às 13h25. Uma das fotografias era de uma chuva de estrelas mais antiga. Agradecemos o alerta do leitor PMN]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno Pereira
    15 dez, 2017 Amadora 01:44
    Concordo plenamente com o que PMN escreveu. Algum rigor, por favor. Escrever uma notícia com informações erradas, só para preencher algum “espaço”, não me parece muito viável. Foi uma noite particularmente desfavorável, para o visionamento da chuva de estrelas.
  • PMN
    14 dez, 2017 Tomar 13:19
    Para se divulgar ciência - é preciso saber o mínimo de ciência (um mínimo...). As condições meteorológicas nesta noite de 13/14 - foram particularmente desfavoráveis. Os 120 meteoros GEM/hora só nas condições definidas e ideias, que realmente no DSA podem acontecer. As imagens a ilustrar o artigo - não estão datadas. Algumas nem meteoros contêm e a do vulcão Mexicano - são simples traços estelares obtidos em longa pose fotográfica. A última imagem (indicada NASA) foi registada no ano de 2012 (13-14 Dez. ?). É preciso mais rigor na publicação das notícias. (Portuguese Meteor Network).

Destaques V+