Tempo
|
A+ / A-

Caso Raríssimas. ​Ex-secretário de Estado demitiu-se "por grave violação da privacidade"

13 dez, 2017 - 20:06

Manuel Delgado garante que nunca recebeu "qualquer favorecimento por qualquer relação pessoal".

A+ / A-

Veja também:


O ex-secretário de Estado da Saúde disse esta quarta-feira que se demitiu por "grave violação da privacidade" da sua vida pessoal. Manuel Delgado garante que nunca recebeu "qualquer favorecimento por qualquer relação pessoal".

Numa nota divulgada na sequência da sua demissão na terça-feira devido ao envolvimento no caso Raríssimas, o ex-governante refere que o seu pedido para sair do Governo, apresentado ao primeiro-ministro e ao ministro da Saúde, tinha o "intuito de não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo".

"O que motivou a minha demissão foi a grave violação da privacidade da minha vida pessoal em termos e circunstâncias inadmissíveis e que ultrapassaram todos os limites, já que foram muito além do âmbito e contexto sobre as eventuais suspeitas de irregularidades de gestão que foram cometidas naquela entidade", refere a nota de Manuel Delgado.

Na sequência de uma reportagem emitida pela TVI no fim-de-semana, na qual se denunciavam práticas de gestão danosa da instituição particular de solidariedade social (IPSS) Raríssimas, e que envolviam o seu nome, Manuel Delgado deu na terça-feira uma entrevista ao canal em que disse ter posto o seu lugar à disposição do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que, segundo o ex-secretário de Estado, lhe respondeu que não via "razões objectivas" para o retirar de funções.

Na nota divulgada esta quarta-feira, Manuel Delgado afirma também que enquanto secretário de Estado da Saúde não teve "nenhuma intervenção em processos de apoio à Associação Raríssimas" e que não recebeu "qualquer favorecimento por qualquer relação pessoal".

Reafirma ainda que a remuneração que recebeu se deve à prestação de um serviço para o qual foi contratado, tendo a contratação acontecido antes da sua entrada para o Governo e "respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético".

Paula Brito e Costa anunciou na terça-feira ao Expresso que se demitia do cargo de presidente da Raríssimas, depois da reportagem emitida no sábado pela TVI sobre a gestão da associação, financiada por subsídios do Estado e donativos.

A investigação mostra documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, que alegadamente terá usado o dinheiro em compra de vestidos e vários gastos pessoais.

Elementos da Inspecção-geral do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social estiveram hoje na Associação Raríssimas, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério.

O Ministério Público estava também já a investigar a instituição, após uma denúncia anónima.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • gilberto
    14 dez, 2017 setubal 08:22
    Fica bem relevado o caracter deste senhor. Que topete e falta de decoro : Serve-se e depois diz que é o outro.
  • Filipeé
    13 dez, 2017 évora 22:37
    Em vez de enviarem hoje a PJ e lacrar tudo ... enviaram os capangas do Governo para destruir provas ! Só para o Marquês coitado ... porque deu uns euros a mulheres , dizem , foi preso e arranjaram centenas de tiras e magistrados para lhe enterrarem a cabeça à força na areia , não vendeu crianças aos Bispos , não usou deficientes para vestir Prada e nem foi ao Brasil matar a velha , quanto mais regar seja quem for com ácido ... Bandidos altamente criminosos imunes pelas demissões , adora o Ministério Público , depois para mostrar serviço vai aos 2º comandantes que receberam ordens dos que da 4º classe pularam para mestrados e nem inglês por faz tiraram . Bandidos todos !

Destaques V+