Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marco Chagas. Controlo positivo de Froome é "péssima notícia" para o ciclismo português

13 dez, 2017 - 12:01

O antigo ciclista e vencedor da Volta a Portugal está expectante para ver como é que a Team Sky lidará com o caso e qual será a sanção, se aplicável, que a UCI aplicará ao ciclista britânico.

A+ / A-

Marco Chagas, antigo ciclista e actual comentador da Volta a Portugal, que venceu em quatro ocasiões, acredita que o controlo positivo de Chris Froome é "péssima notícia" para o ciclismo mundial e até português.

A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou, esta quarta-feira, que o chefe-de-fila da Team Sky foi notificado de um resultado analítico adverso de salbutamol em excesso de 1000 ng/ml, numa amostra recolhida durante a Volta a Espanha de 2017, que o britânico venceu.

"O melhor corredor, aquele que é a grande referência do ciclismo de estrada, é precisamente o Christopher Froome. Isso é incontornável", começa por sublinhar Marco Chagas, em declarações a Bola Branca.

Independentemente da possibilidade que os ciclistas têm, actualmente, de utilizar certas "substâncias sob controlo médico e com autorização", a notícia é que Froome teve controlo positivo "e é por aí que se vai pegar". Chagas questiona-se como é que a Team Sky, "que tem provavelmente o maior orçamento do ciclismo" e que é suportada por uma grande empresa britânica, "vai lidar com isto" e o que acontecerá "na sequência daquilo que já aconteceu com outros grandes corredores".

O ciclismo mundial poderá ressentir-se

Na opinião do antigo ciclista, vencedor da Gradíssima em 1982, 83, 85 e 86, esta notícia "afecta" o já de si "pequeno" ciclismo português, cuja capacidade de atrair equipas e patrocínios poderá diminuir:

"As pessoas e grandes marcas que estão arredadas da modalidade em Portugal, se calhar, vão continuar a sê-lo. Vai ter reflexo nos pequenos países e nos grandes. A confirmar-se e dependendo da evolução desta notícia, é sempre uma péssima notícia e vai provavelmente sentir-se [em todo o mundo do ciclismo] e Portugal não será excepção a isso."

A UCI já informou que a presença de salbutamol numa amostra não resulta na imposição de uma suspensão provisória ao britânico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vermelhão
    13 dez, 2017 Évora 18:49
    Afinal o Vieira tem razão em não querer o ciclismo no Benfica. Se o Benfica formasse uma equipa de ciclismo, no dia a seguir começavam logo a chover e-mails nas mãos do insolvente a denunciarem Doping nos ciclistas do glorioso.
  • Yaca
    13 dez, 2017 Damaia 17:53
    Um acontecimento que mais uma vez vem demonstrar que não só os russos de dopam. E esta treta da asma já devia ter acabado, porque não é só no ciclismo até na ginástica. Basta um atestado médico a declarar que o atleta é asmático. E não me venham com tretas como esse médico francês que diz que alta competição produz asma. Fiz atletismo e treinei durante trinta e dois anos e nunca vi ninguém apanhar asma. Perguntem ao Dr. Luís Horta que ele dar-vos-ás a resposta.
  • Filipe
    13 dez, 2017 évora 16:16
    O Marco já não sabe o que diz ... um aerossol dessa substancia , o Ventilan , tem por descarga 100 . Os miúdos chegam a bombear 2 aplicações 4 x dia = 800 ! E , não vencem nada ! Nem efeito algum dá senão deixar de sentir a asma . Tenham tato na conversa . O Marco que tome 1000 e vá ganhar a volta a Espanha ou secalhar ganha é a volta dos últimos ! Tenha tato na língua Marco !

Destaques V+