Tempo
|
A+ / A-

Ciclismo

Chris Froome acusa positivo em controlo "anti-doping"

13 dez, 2017 - 09:32

O ciclista britânico da Sky acusou salbutamol em excesso, em amostra recolhida durante a Volta a Espanha, que venceu, pela primeira vez, em 2017. Não será imposta suspensão provisória.

A+ / A-

Chris Froome acusou positivo num controlo "anti-doping" feito durante a Volta a Espanha de 2017, que o ciclista britânico venceu.

A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou, esta quarta-feira, que o chefe-de-fila da Team Sky foi notificado de um resultado analítico adverso de salbutamol em excesso de 1000 ng/ml, numa amostra recolhida durante a Vuelta, a 7 de Setembro de 2017. A UCI explicou que "a análise da amostra B confirmou os resultados da amostra A".

O salbutamol é um bronco-dilatador frequentemente usado por desportistas, permitido em doses autorizadas, que se utiliza para aliviar os sintomas de asma, doença de que Froome sofre.

Asma piorou durante a corrida, diz Froome

Em sua defesa, Froome argumentou, em comunicado emitido pela Sky, que utilizou um inalador para conter os sintomas de asma, que pioraram durante a Vuelta. O conselho do médico e da equipa foi aumentar a dose, com "a maior precaução" para "não utilizar mais que a dose permitida".

Ora, Froome acusou mais do dobro da dose máxima permitida, que é de 40 ng/ml. A UCI esclarece que, para evitar consequências, o ciclista terá de provar que o resultado obtido foi "consequência do uso de uma dose terapêutica", por inalação, dentro do valor máximo autorizado.

Por último, a UCI ressalva que o Artigo 7.9.1. das regras "anti-doping" do organismo dita que a presença de salbutamol numa amostra não resulta na imposição de uma suspensão provisória ao britânico.

Um dos melhores ciclistas do mundo, Froome venceu por quatro vezes a Volta a França. Em 2017, conquistou a Volta a Espanha pela primeira vez.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    13 dez, 2017 évora 11:44
    Essa dose toma uma criança por dia e nem efeito faz , tem de recorrer a mais dilatadores ... querem passar na opinião pública que essa dose o fez ganhar ! Pois , morrem artista do cinema , da televisão , da música ... uns infetados por SIDA outros por HEPATITES carregados de 10 ou mais drogas pesadas equivalentes a 50 kg da dose que apanham num desportista e tem votos de pesar no Parlamento e são heróis das crianças , tratem-se ! Eu digo , muitos desses que morreram atacados de droga até ao pescoço se não fosse a droga , não tinham gravado tantos discos , não tinham dado tantos concertos e nem tinham gravado tantos filmes , andariam a pedir esmola no metro ! Deixem o desporto em Paz , treinem e deixem de ser gordos , obesos e cheios de gordura que nem uma foca tem e precisa .

Destaques V+