Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Vencedor do Prémio Sakharov pede à UE sanções para crimes de lesa-humanidade na Venezuela

13 dez, 2017 - 11:45 • Vasco Gandra, em Estrasburgo

Antonio Ledezma esteve em prisão domiciliária, mas conseguiu fugir. Em entrevista à Renascença, pede sanções contra figuras do regime ligadas a "escândalos de corrupção". A oposição venezuelana recebe esta quarta-feira o Prémio Sakharov.

A+ / A-
"Só um ditador é capaz de se expressar como Maduro"
"Só um ditador é capaz de se expressar como Maduro"

Veja também:


Destacado político da oposição democrática, antigo presidente da Câmara de Caracas e deputado, Antonio Ledezma conseguiu sair da Venezuela. Esteve em prisão domiciliária desde 2015, mas encontra-se agora em Estrasburgo para receber, esta quarta-feira, juntamente com outros membros da oposição, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2017, atribuído pelo Parlamento Europeu.

Em entrevista à Renascença, confessa sentir o peso da responsabilidade de ser condecorado com o galardão da UE para os direitos humanos. Considera Nicolás Maduro um “ditador” que “controla as eleições” e pede sanções da União Europeia para todos os membros do regime que cometem “crimes de lesa-humanidade”.

O que pode mudar na luta da Oposição Democrática na Venezuela com a atribuição deste prémio?

Este é um prémio aos testemunhos de dignidade, de coragem, de persistência do povo da Venezuela. E, ao mesmo tempo, sinto-o como um aviso à consciência dos dirigentes da oposição para que entendamos a responsabilidade que temos nesta conjuntura que nos obriga a honrar a história de Sakharov, ao recebermos este prémio. Uma história dedicada à defesa da paz, do progresso e dos direitos humanos dos povos.

O regime de Maduro já disse que não vai deixar uma parte importante da oposição democrática concorrer às eleições presidenciais do próximo ano. Que diz a isto?

Como dizem os advogados quando há confissão, não é necessário provas. Não tenho que esmerar-me neste Parlamento Europeu para demonstrar que a Venezuela é uma ditadura. Basta citar essa declaração de Maduro para saber que tipo de gorila governa a Venezuela. Porque só um ditador é capaz de se expressar em termos semelhantes.

Ou seja, para Maduro, as eleições são um evento que eles controlam como entendem, como aconteceu no passado domingo [eleições municipais], que foi fraudulento porque foi convocado por uma assembleia nacional ilegítima, organizado por um governo eleitoral fraudulento e com um povo sitiado militarmente.

A União Europeia decretou um embargo de armas à Venezuela, mas ainda não avançou com sanções contra os membros do regime que terão cometido violações dos direitos fundamentais. Seriam úteis medidas da UE contra esses dirigentes neste momento?

Útil e necessário. É o que estamos a pedir aos grupos parlamentares: sanções homólogas às decretadas pelos Estados Unidos e Canadá. Se virmos as certificações da oficina de Viena que faz o controlo dos problemas do narcotráfico na Europa, há um relatório que revela que 60% da cocaína em território europeu vem de território venezuelano. Isto porque na Venezuela há chefes do narcotráfico que têm controladas as instituições do país. Isto são factos que não podem passar debaixo da mesa da comunidade internacional.

Nós pedimos mais sanções. Sanções, não contra a Venezuela, que fique claro. Sanções contra individualidades. Pessoas que estão relacionadas com escândalos de corrupção. Estamos a dizer que à Venezuela roubaram mais de 600 mil milhões de dólares [510 mil milhões de euros], dinheiro que foi destinado para comprar alimentos ou para dotar os centros de saúde com medicamentos ou equipamentos, ou para financiar projectos agropecuários, e foram burlados. E esses dinheiros estão hoje depositados em paraísos fiscais na Europa e noutras partes do mundo.

Estamos a dizer que no governo há responsáveis de crimes de lesa-humanidade, como consta em relatórios da ONU e da Organização de Estados Americanos.

Qual é o ponto da situação neste momento em relação aos presos políticos na Venezuela? E, já agora, gostava de ter o seu testemunho pessoal, que conseguiu escapar. Qual é o sentimento da sociedade venezuelana?

Na Venezuela há presos de consciência, portanto, quando recebemos o prémio não podemos estar contentes.

Na minha cabeça há muitas recordações dos meus companheiros com quem partilhei a prisão e que estão privados injustamente de liberdade, estão a ser perseguidos pela polícia do regime. Esta é a situação de presos, de torturados, de perseguidos, de gente submetida aos caprichos de uma ditadura.

Quando decidi libertar-me – porque, mais de uma fuga foi uma libertação – foi porque estava convencido de que nunca teria um processo judicial devido. Por isso, libertei-me, porque estimei que, depois de mais de mil dias privado injustamente da minha liberdade, posso ser mais útil à causa da liberdade no exterior da Venezuela.

Que mensagem pode deixar à comunidade de portugueses e luso-descendentes na Venezuela?

A Venezuela é um país cruzado com muitas famílias de origem portuguesa. Vamos a uma localidade e, se não há uma padaria que se chame Coimbra, há uma peixaria que se chama Madeira.

Trabalhei com muitos portugueses como presidente de câmara, governador, parlamentar, quer nos bairros, nas organizações, em qualquer localidade da Venezuela. E o que digo aos portugueses que estão lá é que resistam. E aos que se foram digo que preparem a sua mala para regressarem à sua segunda pátria, que é a Venezuela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manel da Bairrada
    13 dez, 2017 Portugal 18:17
    A Venezuela foi canibalizada pelos próprios venezuelanos (na falta de melhor definição sobre a heterogeneidade dos povos que lá habitam mas isso são contas d'outro rosário... Ou talvez não! Sendo possivelmente os desequilíbrio sócio-económicos dominantes nessa sociedade as causas primeiras sobre as quais se forjaram os cenários da autodestruição dessa nação)! "Chavistas" e os seus sucessores actuais chegaram ao poder com a promessa da "libertação" da Venezuela da influência nefasta do capitalismo, promovendo internamente uma melhor e mais justa distribuição dos vastos recursos do país, combatendo a especulação comercial sobre os bens de 1ª necessidade e por aí adiante, as costumeiras lengalengas do ideário socialista. Como sempre as classes que se banqueteavam com os recursos e as que viviam da especulação foram-se sempre opondo às mudanças, reagindo, boicotando em vez de se adaptarem às novas politicas. Não pondo em causa a legitimidade de quem se opõe, é factual que tudo foi-se degradando, na política, na sociedade, na produção, no comércio, nas importações, nas exportações... A sociedade bipolariza-se, o estado torna-se mais autoritário e controlador, as oposições mais reivindicativas... Mais uma vez, a comunidade internacional em vez de por água na fervura, ajudando o país em convulsão, alinha-se, de acordo com as suas conveniências, com uma das partes do conflito! Não se preocupem, enquanto houver muito gás de xisto para vender mais "canibalismo" havemos de assistir...
  • Erin Marie Telley
    13 dez, 2017 São João do Estoril 15:10
    O silêncio dos países democráticos é um voto a favor da ditadura que domina o povo venezolano...Ficar calado é uma VERGONHA.
  • tuga
    13 dez, 2017 Lisboa 15:03
    viva a censura!!
  • Carlos Fernandes
    13 dez, 2017 Lisboa 13:59
    Se Hitler só se tivesse expandido a leste, seria hoje prémio Sakharov. Tenham vergonha neoliberais europeus !

Destaques V+