Tempo
|
A+ / A-

Afastada qualquer proibição de pesca da sardinha. UE chega a acordo sobre quotas de 2018

13 dez, 2017 - 07:15

Ministros das Pescas estiveram reunidos quase 22 horas.Ana Paula Vitorino fala em resultados "globalmente favoráveis".

A+ / A-

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, esta quarta-feira de madrugada, a acordo sobre os totais admissíveis de capturas e quotas para 2018 no Atlântico e no Mar do Norte.

A grande preocupação de Portugal era sobre uma eventual proibição de pesca para a sardinha, mas tal não se verificou. Portugal e Espanha reuniram-se antes do encontro a 28 e acordaram, com o comissário europeu responsável pelas Pescas, um plano de gestão para a sardinha em conjunto com Espanha.

Assim, em 2018 a actividade deverá começar um mês mais tarde e haverá um maior controlo, sendo estabelecidas áreas de não pesca em zonas onde forem avistados juvenis.

Quanto às restantes quotas, Portugal mantém a do biqueirão (apesar da proposta da Comissão ser para reduzir em 20%), na pescada há uma redução de 12% (a Comissão pretendia 30%) e no carapau de 24% (um limite que, mesmo com esta diminuição, não é alcançado pelos pescadores portugueses).

No final da reunião, que durou mais de 20 horas, a ministra portuguesa mostrava-se satisfeita. Na opinião de Ana Paula Vitorino, os resultados "são bastante favoráveis" face às perspectivas iniciais.

“Os resultados deste conselho, face às expectativas, são bastante favoráveis”, disse aos jornalistas, dando o exemplo do biqueirão – uma espécie com elevado valor comercial.

Os 28 chegaram a acordo às 7h38 (6h38 em Lisboa), depois de uma negociação particularmente longa face a anos anteriores (quase 22 horas). A reunião começou às 10h00 (9h00 em Lisboa) de terça-feira em Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • justo
    13 dez, 2017 Leiria 14:27
    MAS QUAL SARDINHA? SERÁ QUE TEM PESCADO ALGUMA. NÃO VEJO SARDINHA À VENDA. E QUANDO APARECE É A PREÇO DE OURO. ONDE PÁRA A SARDINHA PESCADA? É ISTO QUE O GOVERNO TEM DE APURAR!

Destaques V+