Tempo
|
A+ / A-

“Natal é uma história do presente e do futuro”, diz bispo de Viseu

12 dez, 2017 - 19:10 • Liliana Carona

D. Ilídio Leandro agradece os gestos de solidariedade por ocasião dos incêndios e lamenta por oposição os gestos de quem só espalha ódio e vingança.

A+ / A-

O Natal não é apenas história. Acontece hoje, enquanto esperança, considera o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, esta terça-feira.

“O Advento, apontando o futuro, faz-nos esperar a segunda e definitiva vinda de Jesus, professada no Credo e a acontecer no fim da cronologia do tempo, neste mundo. Então, celebrar o Natal, em cada ano, é recordar o que aconteceu, na história, e é esperar o que há de acontecer, no futuro. Será a plenitude da salvação, de cada um de nós, na nossa partida deste mundo”, afirma o bispo.

Assinalar o Natal de 2017 é celebrar a história de um nascimento que aconteceu há 2017 anos e que continua a ser celebrado como acontecimento feliz. “Quis frisar nesta última mensagem de Natal como bispo que o Natal não é apenas uma história que aconteceu há muitos anos, é história a acontecer e devemos realizar a nossa vida sempre olhando para o futuro, acreditando que é de salvação”, admite.

Na sua habitual mensagem de Natal, o bispo da diocese de Viseu agradece todos os gestos de solidariedade e por oposição lamenta aqueles que só causam ódio. “Eu quero começar por enaltecer as atitudes nobres e gestos solidários de quem tem partilhado bens e companhia com quem sofreu consequências desastrosas, por exemplo nos incêndios.”

“Por contraste, lamento a atitude de quem com a sua forma incendiária de estar na vida ou na política causa ódios e vinganças nas relações sociais”, lamenta.

As declarações de D. Ilídio Leandro foram feitas à margem da divulgação da mensagem de Natal, que será a última enquanto bispo da diocese de Viseu, uma vez que a sua resignação já foi aceite pelo Papa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+