Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cerca de 16 mil pessoas assinam petição contra utilização de animais nos circos

12 dez, 2017 - 14:33

Documento será entregue ao presidente da Assembleia da República no primeiro trimestre de 2018.

A+ / A-

A associação ANIMAL vai entregar uma petição com 16 mil assinaturas ao presidente da Assembleia da República a solicitar a proibição de todos os animais nos circos, disse esta terça-feira à agência Lusa a presidente daquela organização, Rita Silva.

A ANIMAL promove no parlamento a audição pública "Por um Circo Mais Humano", com a presença de deputados do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes e PS, para sensibilizar a sociedade civil sobre o problema dos animais utilizados nos circos.

Segundo Rita Silva, a petição destina-se também a sensibilizar os grupos parlamentares no sentido de eles próprios avançarem com projectos que impeçam a utilização de qualquer animal nos circos.

A petição será entregue ao presidente da Assembleia da República no primeiro trimestre de 2018, dando assim tempo aos grupos parlamentares para analisarem a questão e escolherem o "melhor timing" para a discussão pública do assunto.

Na audição pública marcada para esta terça-feira será feito um esclarecimento sobre a "situação" dos animais no circo nos cinco continentes.

A sessão terá a participação de uma médica-veterinária que falará sobre o "bem-estar animal" e de uma bióloga e etóloga (especialista em comportamento animal) que se debruçará sobre o comportamento dos animais no circo e da forma como isso os afecta negativamente.

Rita Silva lamentou que apenas PCP e PSD não tenham respondido ao convite para estarem presentes na audição pública, observando contudo que o PCP já trabalhou anteriormente no tema.

Quanto à legislação em vigor, Rita Silva considera que a mesma só tem sido aplicada à proibição de utilização e reprodução de primatas, mas leões e tigres continuam a reproduzir-se nos circos à margem da lei.

De acordo com a presidente da ANIMAL, desde 2009 que têm sido apresentadas diversas queixas junto da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, da GNR e dos grupos parlamentares, mas, mesmo quando as inspecções detectam infracções nos circos, os animais continuam na posse dos proprietários/infractores.

Isto porque, explicou, até ao momento ainda não foi criado qualquer santuário ou rede de acolhimento para animais de circo, como, por exemplo, leões e tigres, embora no passado o PCP tenha apresentado um projecto nesse sentido que foi chumbado.

"Não existe uma rede de acolhimento", lamentou a presidente da ANIMAL, que espera que a iniciativa desta terça-feira permita sensibilizar não só os cidadãos, mas também os grupos parlamentares para a situação dos animais que vivem nos circos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • B Staal
    15 dez, 2017 Ponte de Lima 00:25
    Vidas desgraçadas as dos animais em cativeiro. Seja em circo, seja em qualquer tipo de exploração.
  • Vanessa Ferreira
    14 dez, 2017 Carregado 12:47
    Apoiado, assinado e partilhado!!! Não tarda estão a cair aqui comentários de gente de má formação a dizer que nos devíamos preocupar com outras coisas mais importantes, porque para essa gente insensível os animais não valem nada. Pois para esses mal formados só digo isto: tornem-se pessoas melhores e em vez de virem para aqui perder tempo a ofender quem defende os animais, usem esse tempinho numa qualquer associação de ajuda ao próximo quer seja a crianças, idosos, pessoas carenciadas e quiçá... até de animais!!! Porque não sei se sabem, mas muitos de nós que defendemos os animais, também defendemos uma data de causas de humanos!!! Somos solidários em várias vertentes!!! Ajudamos quem precisa!!! Não importa a espécie!!! Sejam úteis para algo na vossa vida em vez de ofenderem por trás de um qualquer teclado!!! Façam-se gente grande e apareçam!!!
  • Isabel Ramalhete
    14 dez, 2017 Lisboa 09:50
    Amor e respeito para todos os animais
  • Sara Antunes
    14 dez, 2017 Portimão 03:17
    Totalmente contra a "utilização " de animais em circo!!! Parem com isso!!!
  • VICTOR MARQUES
    13 dez, 2017 Matosinhos 16:15
    E os da AR???!!!...
  • No país da diversão
    13 dez, 2017 Lisboa 11:57
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Eu pergunto se o ser humano é tratado com dignidade neste país? O que eu vejo é que por vezes é tratado abaixo de animal, até pela comunicação social que está sempre pronta a falar nos animais mas não nos seres humanos. Existe um atraso civilizacional e "muita areia para atirar para os nossos olhos". O "circo" que temos é outro!
  • Carla couto
    12 dez, 2017 Cascais 21:49
    É urgente acabar com os circos que utilizam animais, onde são privados de liberdade e torturados.
  • João Carlos Lopes
    12 dez, 2017 Coimbra 16:26
    Se a questão é o bem estar animal, então a solução não é a proibição de animais no circo, mas garantir o cumprimento de um conjunto de regras que garantam o bem estar animal no circo. Para além dos zoológicos é um dos poucos lugares em que humanos podem contactar com animais selvagens. Cortar esse laço, pode significar pura e simplesmente reduzir algumas espécies selvagens a meras imagens televisivas ou hologramas.
  • antonio
    12 dez, 2017 lisboa 15:07
    Depois da música do atirei o pau ao gato ficar sem letra; do lobo virar vegetariano, destas fantochadas de que tudo está errado....vamos para o pin PAN pummmm

Destaques V+