Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DiCaprio e Bill Gates em Paris para a cimeira do “Planeta Único”

12 dez, 2017 - 07:11

António Costa é um dos participantes. Em 2018, o mundo volta a reunir-se, agora para a Cimeira Mundial de Veículos Zero Emissões, que vai decorrer no Reino Unido.

A+ / A-

Veja também:


Começa esta terça-feira, em Paris, a chamada “One Planet Summit” (Cimeira do Planeta Único), uma iniciativa do Presidente francês para impulsionar os "actores envolvidos" e os projectos ligados à luta contra as alterações climáticas "de uma forma muito concreta".

De acordo com o Eliseu, mais de 2.000 "actores chave", do sector público e privado, vão marcar presença no encontro, entre os quais o actor Leonardo DiCaprio e o multimilionário Bill Gates.

Quanto a chefes de Estado e de Governo, são mais de 50, entre os quais o primeiro-ministro português, António Costa, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, é outro dos participantes, bem como o secretário-geral da ONU, António Guterres (que encerra a iniciativa), o ministro português do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o encarregado de negócios da embaixada norte-americana em Paris – uma decisão da Casa Branca, depois de os Estados Unidos se terem retirado do Acordo de Paris sobre o clima, assinado há dois anos.

A cimeira desta terça-feira foi anunciada em Julho pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, com vista a retomar a questão da luta contra as alterações climáticas e a redução da emissão dos gases com efeito de estufa, após a decisão (em Junho) de Donald Trump de sair do acordo.

Concluído em 12 de Dezembro de 2015 durante a conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP21), o Acordo de Paris foi assinado por quase todos os países do mundo e entrou em vigor a 4 de Novembro de 2016.

O seu objectivo é limitar a subida da temperatura mundial, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.

Reino Unido vai acolher cimeira mundial de veículos zero emissões

Durante a cimeira de Paris, a primeira-ministra britânica, Theresa May, vai anunciar a realização, no Reino Unido, da Cimeira Mundial de Veículos Zero Emissões, a ter lugar em 2018.

Theresa May quer estabelecer o Reino Unido como líder mundial na indústria de automóveis eléctricos de baixas emissões, reivindicando o pioneirismo da promessa de impor que, até 2050, quase todos os carros e camionetas em circulação nas estradas britânicas tenham emissões nulas.

O objectivo é, pois, fazer do "crescimento limpo" um dos pilares da estratégia industrial britânica.

A cimeira dos automóveis terá lugar no Outono, em data e local a anunciar, e vai reunir ministros, líderes da indústria e representantes do sector de todo o mundo para promover o desenvolvimento do mercado de baixas emissões e automóveis elétricos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+