Tempo
|
A+ / A-

Tempestade Ana causou ondas de 14 metros

11 dez, 2017 - 20:44

Ondulação normal ronda os dois metros e com mau tempo cinco ou seis.

A+ / A-

A tempestade Ana causou um agravamento do estado do mar, com ondas de 14 metros registadas na Nazaré, anunciou esta segunda-feira a Marinha, explicando que são valores muito acima do normal.

"A tempestade foi registada pela rede de boias meteo-oceanográficas da Marinha, mantidas pelo Instituto Hidrográfico. Verificou-se um agravamento do estado do mar desde as 18h00 do domingo, tendo ocorrido uma altura significativa máxima de 8,7 metros e altura máxima de 13,2 metros na boia de Leixões oceânica", refere a Marinha, em comunicado.

Já na boia oceânica da Nazaré foram registados valores de altura significativa máxima de 7,3 metros e altura máxima de 14,1 metros.

A altura significativa é a média do terço mais elevado das alturas de onda que foram registadas durante o período de observação, enquanto a altura máxima corresponde à maior altura de onda registada durante o período de observação.

"O normal é registarem-se ondas de dois ou três metros e com mau tempo talvez cinco ou seis metros. Com a tempestade registámos médias de sete metros e picos de 14 metros", explicou à Lusa fonte da Marinha.

Em relação ao vento, foi registada uma velocidade máxima de 89 quilómetros/hora na boia oceânica da Nazaré.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+