Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro diz que nunca recebeu denúncias de gestão danosa na Raríssimas

11 dez, 2017 - 15:29

Vieira da Silva diz que ficou a conhecer caso pela TVI, apesar de haver cartas de ex-tesoureiro a apontar irregularidades. Ministro pede "inspecção global" à Raríssimas, da qual fez parte entre 2013 e 2015.

A+ / A-

O ministro da Segurança Social rejeitou esta segunda-feira que ele ou a tutela tivessem conhecimento de denúncias de gestão danosa na Raríssimas, reveladas no sábado pela TVI. Vieira da Silva anunciou uma acção de inspecção à associação, a começar nos próximos dias.

“Ao contrário do que tem vindo a ser afirmado, não é verdade que eu próprio ou a senhora secretária de Estado ou os serviços do Ministério tenham tido conhecimento [do caso]. Nem em Agosto nem em Outubro. Tiveram conhecimento destes factos quando foram contactados pela TVI, há poucos dias”, afirmou Vieira da Silva, em conferência de imprensa.

“Não tive nem teve a minha equipa nenhuma informação, em particular aquelas que foram divulgadas nas peças televisivas da TVI”, reiterou. "Nunca ninguém me apresentou uma denúncia com dados minimamente concretos [sobre actos de gestão danosa]."

Um ex-tesoureiro da Raríssimas enviou cartas ao Ministério da Segurança Social dando conta de irregularidades, nomeadamente em movimentos bancários. Porém, segundo o ministro, estas cartas não tinham denúncias de gestão danosa e foram dirigidas aos serviços de fiscalização do ministério, que iniciaram um processo de investigação.

A Raríssimas recebeu vários apoios financeiros do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Tendo em conta o “justificado alarme” causado pela investigação da TVI, Vieira da Silva decidiu pedir à Inspecção-Geral do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social uma “inspecção global” à Raríssimas, “com carácter de urgência”, com o objectivo de apurar “toda a verdade” sobre os factos e que dela se retirem todas as consequências.

"É uma instituição que tem sido considerado de referência, no plano nacional e internacional", diz Vieira da Silva, que lembrou que, entre 2013 e 2015, foi vice-presidente da Assembleia Geral da Raríssimas, um "órgão social não executivo", por "compromisso cívico", "sem contrapartida de natureza financeira". Algo que consta do seu registo de interesses entregue na Assembleia da República, lembrou.

"Nunca tive nenhum conhecimento de nenhuma situação levantada por quem quer que fosse", garantiu. Vieira da Silva abandonou a Raríssimas depois de ser convidado pelo primeiro-ministro, António Costa, para integrar o actual Governo. Rejeita que isso coloque em causa a sua independência.

O Ministério Público informou esta segunda-feira que está a investigar a Raríssimas desde Novembro, após uma denúncia anónima relativa a alegadas irregularidades na gestão financeira e ao uso indevido de dinheiros da associação pela sua presidente, Paula Brito e Costa.

A reportagem divulgada no sábado pela TVI coloca em causa a gestão da instituição financiada por subsídios do Estado e donativos.

Em causa estão suspeitas de que Paula Brito e Costa tenha alegadamente usado o dinheiro em compra de vestidos e gastos pessoais, entre outras irregularidades.

O caso já levou o Presidente da República a pedir que se apure a verdade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Andre Sousa
    12 dez, 2017 vila pouca de aguiar 16:54
    As suas avenças! as da sua mulher! tanta coisa...ia agora mandar investigar sem a TVI rebentar a bomba!!! Já devia ter pedido demissão você e sua mulher.....tenham vergonha!
  • santos
    12 dez, 2017 leiria 14:27
    Basta sabermos que este ministro Já era ministro no tempo do Sócrates, portanto esta tudo mais ou menos explicado, eu só fico espantado porque é que neste País tudo o que seja corruptos estão sempre acima da lei, será que o povo anda a dormir ou gosta mesmo que lhes vão ao bolso sem fazerem nada. ainda este verão os donativos para os lesados dos incencios desapareceram e ninguem mais lhe viu o rasto, vergonha e nojo da classe politica.
  • Silvia
    12 dez, 2017 São Pedro do Sul 10:19
    Nem dá para me expressar c a revolta que tenho, com tanta corrupção e nada acontecer neste podre país, continuam todos a fazer vidas de luxo....eu que ganho o ordenado mínimo, trabalho todos os dias e ainda acham que ganhamos muito, pois para aumentar é um cabo dos trabalhos, mas deitar dinheiro público para estas a e outras instituições já não a problema....k vergonha...
  • ANTÓNIO
    12 dez, 2017 09:48
    tem muito que investigar, podem começar por as IPSS de todo o Portugal...
  • M.Manuel
    12 dez, 2017 V.R.S.Antonio 08:23
    Quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem.O senhor ministro anda a dormir o quer fazer de nós todos parvos.Isto é um síndroma só vigarice.
  • bernardo
    12 dez, 2017 lisboa 01:05
    Quando se pede as pessoas para participar na vida publica , vimos estes tristes exemplos O Sr Ministro e o Secretario de Estado da Saúde deviam colocar o seu lugar a disposição estes são os verdadeiros culpados a Sr.ª Presidente só a predicadora e para isso existe o DIAP para investigar
  • Mário pedrosa
    12 dez, 2017 Praia da vieira 00:08
    Era bom que notícias destas fossem "RARISSIMAS" mas infelizmente cada vez são mais "FREQUENTISSIMAS" nesta sociedade podre. Esta sra. e seus capangas deviam estar sujeitos a trabalhos forçados e não a prisões de luxo.
  • jose
    11 dez, 2017 lisboa 22:45
    O ministro não sabia de denuncias, o que está a fazer no poleiro? É chamar os Portugueses de analfabrutos,e atirar areia para os olhos, sabendo ele do que se trata, mas como também come, fica se pelo caladinho., assim vamos vivendo na Republica das bananas. Demitir-se não será bom, tem o tacho garantido.(OS CAES LADRAM A CARAVANA PASSA)
  • Jose Neves
    11 dez, 2017 Aveiro 22:38
    Já não acredito no Marcelo em quem votei. Sempre que há escândalo diz que é preciso averiguar com urgência e quer saber o que aconteceu em pormenor. Até agora, sempre aconteceu assim mas os resultados nunca se sabem.
  • 11 dez, 2017 22:20
    Claro... sempre andou tão distraído que quando a mulher ia viajando com bilhetes pagos não por ele mas por alguém ele andava... pois distraído.... é inocente.. .. mas uma coisa é certa ele é o PR véem programas de TV que os deixam de boca aberta ou ao lado como queiram.

Destaques V+