Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump desinveste em Marte e aposta num regresso à Lua

11 dez, 2017 - 14:53

Nova missão lunar implica adiar o anterior objectivo definido pela NASA de enviar humanos a Marte a partir de 2030.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) vai assinar esta segunda-feira uma directiva que tem como objectivo levar os norte-americanos de novo à Lua e eventualmente a Marte. O anúncio, feito pelo porta-voz da Casa Branca, Hogan Gidley, representa uma mudança na política espacial dos EUA, que até agora apostava em Marte.

Donald Trump vai assinar a "Directiva 1 da Política para o Espaço" ("Space Policy Directive 1") que ordena a NASA a "conduzir um programa de exploração espacial inovador que leve os americanos de novo à Lua, e eventualmente a Marte".

A iniciativa da administração Trump representa uma nova orientação do programa espacial norte-americano. Barack Obama, o anterior Presidente dos EUA, direccionou os esforços espaciais do país para a exploração de Marte.

A própria agência espacial norte-americana tinha estabelecido um plano de exploração do "planeta vermelho" com o objectivo de realizar uma missão tripulada por humanos a partir de 2030. É previsível que o reinvestimento na Lua adie por alguns anos a chegada a Marte.

Donald Trump quer levar novamente astronautas norte-americanos para a Lua, mas desta vez não será "para colocar apenas bandeiras". O principal objectivo é "construir bases para a partir daí enviar norte-americanos para Marte e mais além", declarou o vice-presidente Mike Pence, durante uma reunião do Conselho Nacional do Espaço (um conselho consultivo de especialistas em política espacial).

Apesar do anúncio, os planos de voltar a visitar o satélite da Terra ainda não têm datas definidas. Para já, o que fica claro é que o investimento espacial dos Estados Unidos deixa de ter como objectivo imediato a exploração humana de Marte.

Outra questão que permanece em aberto tem a ver com quanto custará a nova viagem à Lua. Mike Pence não fez referência a como será paga a nova missão lunar, mas deu a entender que desta vez os privados (como a Space X, de Elon Musk, ou a Virgin Galatic, de Richard Branson) podem vir a desempenhar um papel mais activo na exploração espacial.

Até agora, o programa Apollo da NASA foi o único a terminar com êxito a missão de fazer aterrar astronautas na Lua. A primeira aterragem com sucesso aconteceu em 1969. Desde 1972 – ano do último desembarque na Lua da missão Apollo – mais nenhum astronauta viajou para lá da chamada "órbita terrestre baixa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    23 ago, 2018 Cacém 21:32
    Bem querem "meter os privados" ao barulho, está visto. Marte vai ficar para mais tarde ......
  • fanã
    11 dez, 2017 aveiro 18:39
    Raios !!!!!!............ esqueceram de passar a ferro e engomar a bandeira !
  • Carlos Silva
    11 dez, 2017 Albufeira 17:26
    E ele como passageiro sem retorno...
  • Alano de La Roche
    11 dez, 2017 Pera 16:58
    De novo à Lua...?! Nunca lá estiveram antes ! Demonstradissimo que tudo não passou de encenação em estúdio, para fazer crer à URSS e ao mundo que estavam mais avançados na tecnologia espacial...!
  • Antonio
    11 dez, 2017 Vale de Cambra 16:50
    Até que enfim, que vão TODOS, mas deviam passar por Portugal e levar alguns com eles, seria um pequene Alívio.
  • Carl Garf
    11 dez, 2017 Mars 16:46
    Como podem ir a um sitio que não existe?
  • Atu
    11 dez, 2017 Porto 15:39
    À Lua...? Isso já foi tempo...!!! O homem, certamente, anda no mundo por ver andar os eléctricos...
  • André
    11 dez, 2017 Lisboa 15:29
    Se o SLS funcionar bem nos 3 lançamentos de teste, com o treino dos pilotos e a unidade de aterragem que a ESA está a terminar o desenvolvimento, em 2026 é possível fazer a viagem até à Lua, já lá tendo 3 habitats montados no solo e uma estação para 7 astronautas em órbita.
  • ARP
    11 dez, 2017 Coimbra 15:15
    "levar os norte-americanos de novo à Lusa?". Não será antes "Lua"?
  • JJM
    11 dez, 2017 Carcavelos 15:04
    Finalmente vamos ter astronautas na nossa querida LUSA e eventualmente....em Marte

Destaques V+