Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desmantelada rede que assaltava multibancos com explosivos

11 dez, 2017 - 10:35

Durante a operação “Caixa Automática” foram detidos três homens, com idades entre os 27 e os 30 anos.

A+ / A-

A Polícia Judiciária desmantelou uma organização criminosa que, a partir da região da grande Lisboa, se dedicava à prática de furtos a caixas multibanco através de explosão.

Durante a operação “Caixa Automática” foram detidos três homens, com idades entre os 27 e os 30 anos, que vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para a aplicação da medida de coacção.

Os agentes também apreenderam “relevantes elementos de prova, designadamente cilindros carregados com gás explosivo, baterias, cabos elétricos, mangueiras, diversas partes integrantes de caixas multibanco, armas de fogo, uma delas de calibre de guerra, várias viaturas automóveis e inúmeros objectos produto do crime bem como relevantes elementos de prova”, pode ler-se na nota.

Nesta investigação, a Judiciária contou com a colaboração da PSP e da GNR, força que interveio na abordagem aos suspeitos, acrescenta o mesmo comunicado.

Até ao início de Novembro, tinham sido registados 142 ataques, de norte a sul do país. Os distritos de Lisboa, Setúbal, Porto e Leiria foram os principais alvos.

Face a este balanço, os bancos anunciaram que estavam a prepara multibancos à prova de bomba. As novas caixas vão ter dispositivos de detecção de gás e de explosivos, os sistemas de tintagem de notas vão ser reforçados e as máquinas vão ser fixadas ao solo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toninho Marreco
    11 dez, 2017 Ponte do Lima 23:13
    Ora aqui estão mais uns quantos a quem vamos ter que dar de comer durante uns tempos - custam-nos uns 1800 euros por mês- e a quem depois vamos ter que dar o rendimento mínimo . Triste a sina , muito triste , a do português que se farta de trabalhar para dar de comer a tanto ladrão e a tanta ladra ladra . Sejam eles ou elas de colarinho branco ou de colarinho sujo . Vai dar no mesmo .
  • MinistroMAI aluga Qu
    11 dez, 2017 Parede 20:04
    Foi preciso os assaltos terem sido à porta dos ministros para as investigações levarem caminho? Querem ver que nós, restantes cidadãos, temos de arranjar casa perto de governantes para sentir que autoridades policíais se mechem?
  • Portuga
    11 dez, 2017 Potulândia 13:58
    Porquê desde a sua concepção e fabrico as caixas MB não têm tubo de escoamento para o exterior afim de evitar a concentração do gás nelas eventualmente introduzido? Se assim fosse poderia haver queima do gás mas não explosão.
  • Pedro Gomes
    11 dez, 2017 Ponte de Lima 12:24
    Belíssima notícia que só pecou por tardia: não foi informada a nacionalidade desses criminosos abjetos. portugueses ou (ao que se diz)romenos? E o dinheiro roubado, foi recuperado? E todos os estragos causados ao Património do Estado e privado? Esperemos, agora, que a Sociedade tenha sorte quanto ao Juiz (ou Juíza, daquelas 'tias' muito queridas de casaco de Vison) destinado ao Processo, pois ainda resta uma boa mão cheia de caixas de Multibanco por assaltar.
  • mine mendes
    11 dez, 2017 queluz 11:11
    qual a nacionalidade dos suspeitos
  • Nekas
    11 dez, 2017 Lisboa 11:01
    Isso e outros assuntos de banditismo grave e assassinatos, só se resolve com prisão perpétua mas com trabalhos forçados,visto não termos pena de morte,está na hora de se fazer uma prisão com alta segurança no deserto Alentejano,onde seja impossivel fugirem ou alguem os ir buscar,e trabalharem no duro de sol a sol,para produzirem e pagarem o que comem.

Destaques V+