Tempo
|
A+ / A-

Treino de cães. Há três treinadores para 17 mil animais perigosos

11 dez, 2017 - 07:59

Até Novembro, as autoridades registaram 1.040 ataques de cães a pessoas e multaram 131 donos.

A+ / A-

A lei que obriga a formação existe desde 2013, mas certificação de formadores só arrancou este ano. Resultado? Há apenas três treinadores certificados para os cerca de 17 mil cães perigosos e potencialmente perigosos registados.

Nenhum dos três formadores se encontra a norte de Coimbra ou a sul de Setúbal.

A falta de profissionais certificados dificulta o cumprimento da lei, escreve o “Jornal de Notícias”, que cita dados da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Escreve o diário, que a primeira formação aconteceu em Setembro com 24 inscritos, mas só quatro treinadores tiveram bom aproveitamento. Os restantes terão revelado falta de preparação, sendo que muitos nem levaram cão para a parte prática.

Até Novembro, as autoridades registaram 1.040 ataques de cães a pessoas e multaram 131 donos. Segundo os dados, os ataques com mordedura acontecem mais vezes nas zonas urbanas: na grande Lisboa foram registados 308; no Porto 143 e em Setúbal 72.

Em oposição, o distrito com menos ataques foi Viseu (apenas um).

Quem não treinar um cão potencialmente perigoso entre os seis e 12 meses de idade, tendo em vista a sua socialização e obediência, incorre em multa entre 750 e 5.000 euros (pessoas singular) e de 1.500 a 60.000 euros (pessoa colectiva).

A lista dos cães perigosos inclui a raça rottweiler, o cão de fila brasileiro, o dogue-argentino, o pit-bull-terrier, o staffordshire-terrier-americano, o staffordshire-bull-terrier e o tosa-inu.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel
    12 dez, 2017 Algarve 09:12
    Para quando a formação de treinadores para educar DONOS PERIGOSOS ? Há muita falta de conhecimento, respeito e carinho pelos animais. Eles reagem conforme o relacionamento a que os donos os sujeitam, portanto é imperativo começar pelos donos. É o que penso porque tenho vivido com várias raças de animais. Eles têm sentimento e gostam de sentir o amor que lhes damos e sabem retribuir muito melhor que os humanos.
  • Gustavo
    11 dez, 2017 lisboa 18:53
    Ainda existem figuras que insistem que não existem raças perigosas....O pit bull entre outras raças tem um potencial assassino que não se encontra na genética de por exemplo um labrador. Por que motivo alguém precisa de um cão desses? Será para colmatar a falta de alguma auto estima? Todas as raças perigosas deveriam ser proibidas...
  • Carla Murta
    11 dez, 2017 Leiria 13:51
    Eu acho que não há cães perigosos mas sim donos perigosos, o cão é aquilo que nos ensinamos aliás o cão e como uma criança se nós sermos uma boa educação será uma boa pessoa o cão e igual se lhe sermos uma boa educação então será um bom cão . Mas está e a minha opinião
  • Paulo Dias
    11 dez, 2017 Alcochete-samouco 13:11
    Perigosas são as pessoas não os animais.
  • barsanulfo
    11 dez, 2017 alcains 12:51
    Diz que foi o triunfo dos cães.... !
  • José Ribeiro
    11 dez, 2017 Odivelas 12:37
    Quando nem o autor da peça jornalística sabe diferenciar cães perigosos de potencialmente perigosos é natural que haja quem diga que qualquer cão inscrito na lista dos potencialmente perigosos seja automaticamente considerado perigoso. Ah! Cães perigosos a ladrar... Muito bom
  • Fernando
    11 dez, 2017 Zango 3 12:25
    Tenho 1 casal de Rotwal preciso treinar ele
  • Antonio
    11 dez, 2017 Lisboa 10:48
    Na minha opinião, não há cães maus, há é donos que não prestam
  • Marcio
    11 dez, 2017 Lisboa 10:13
    Ainda não entenderam que o animal mais perigoso é o ser humano
  • Fernando Santos
    11 dez, 2017 Figueira da Foz 10:06
    Perigosos são alguns donos, esses sim e que precisam de trela, açaime e treino.

Destaques V+