Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rohingya lembrados na entrega do Nobel

10 dez, 2017 - 22:59

Galardão foi entregue este domingo à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.

A+ / A-

O presidente da Fundação Nobel disse, na entrega dos prémios Nobel 2017, que os direitos humanos são “ignorados". Carl-Henrik Heldin dá um exemplo: o "terrível tratamento dado aos rohingya" na Birmânia.

Uma das galardoadas com o Nobel foi precisamente a actual conselheira de Estado de Birmânia, Aung San Suu Kyi, que em 1991 ganhou o Nobel da Paz. Há, agora, quem peça que lhe seja retirado o prémio.

Heldin acrescentou que hoje em dia “a ciência é questionada, o comércio internacional e a cooperação são reduzidos, os direitos humanos fundamentais são ignorados, sendo um exemplo terrível o tratamento dos rohingyas em Mianmar. Muita gente vive sob constante ameaça de violência".

Antes, na entrega do Nobel da Paz à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN), a directora-executiva da plataforma, Beatrice Fihn, instou as potências nucleares a juntarem-se ao Tratado Internacional de Proibição de Arsenais Nucleares, para terminar com esta “ameaça” sobre a humanidade.

"Nós representamos a única escolha racional, representamos aqueles que se recusam a aceitar armas nucleares como um elemento do mundo; em unir os seus destinos às linhas de um código de lançamento, a nossa é a única realidade possível, a alternativa é impensável", afirmou.

A ICAN foi reconhecida pelo Comité Nobel pelo seu trabalho na criação do Tratado das Nações Unidas para Proibição de Armas Nucleares, adoptado a 7 de Julho e assinado por 122 países.

Papa explica porque não mencionou os rohingya nos discursos em Myanmar
Papa explica porque não mencionou os rohingya nos discursos em Myanmar
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+