Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo: é "importante" apurar o que aconteceu na Raríssimas

10 dez, 2017 - 21:23

Associação nega irregularidades, mas PJ e Governo estão a avaliar situação.

A+ / A-

O Presidente da República diz que é importante apurar o que aconteceu na associação Raríssimas e saber se a lei foi cumprida.

"É importante que se fiscalize, é preciso que se conclua se houve ou não ilegalidade ou irregularidade, que as crianças não sejam punidas por isso e, para o futuro, que não seja preciso denúncias para o Estado saber o que se passa nestas instituições", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

"Para já, não fico com nenhuma imagem [da presidente da associação]. Para já, o que importa é apurar o que se passa. Não interessa se as pessoas gostam mais ou menos de mim. Não é isso que é influente. É apurar-se o que se passou e verificar se foi respeitada a lei ou não", acrescentou, questionado sobre a responsável em causa, depois de sublinhar já ter tido oportunidade de visitar aquela instituição considerada "um exemplo interno, nacional e internacional", antes das denúncias que vieram a público.

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu assim à reportagem da TVI que dá conta de irregularidades na gestão financeira e de uso indevido de dinheiros da associação por parte da presidente Paula Brito e Costa.

O Chefe de Estado congratulou-se com o facto de o Ministério do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade anunciar que vai avaliar a situação da associação Raríssimas e eventual gestão danosa ou outras irregularidades.

"O Estado tem obrigações nesse tipo de instituições, primeiro porque lhe cabe fiscalizar, depois porque financia. Faz todo o sentido que tenha sido determinado já um inquérito para apurar até ao fim aquilo que aconteceu", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, à margem de uma visita ao bairro de realojamento social da Bela Vista, em Setúbal.

A TVI refere também que a Polícia Judiciária está a investigar o caso.

O Governo vai avaliar o caso e agir em conformidade depois da denúncia de alegadas irregularidades.

Já a direcção da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras negou irregularidades com fundos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 11 dez, 2017 palmela 22:48
    Quem vai perder a guerra e a tvi!
  • CARLOS MANUEL DIAS G
    11 dez, 2017 ALMADA 17:02
    É com estas e outras que nos vão adormençendo . O que é certo, o Ricardo Salgado vai-se rindo disto tudo, vai á missa, passeia, sai do País, etc etc .....
  • Carlos Gonçalves
    11 dez, 2017 ALMADA 16:57
    " Viu-se como funciona o PSD e CDS a usar o estado para proveito próprio. " Assim, está melhor caro António !! Foi o que fizeram e que levaram ao suicidio de centenas de portugueses . Tecnoforma , lembra-se ? E mais e muito maisss.
  • Jose
    11 dez, 2017 Braga 16:56
    Tantas pessoas honestas desempregas e esta gente só faz asneiras... O problema é que muita gente ocupa os lugares,não pela competência, mas sim pelo compadrio.
  • antonio
    11 dez, 2017 Portugal 11:18
    Viu-se como funciona o PS e o Bloco, a usar o estado para proveito próprio.
  • DR XICO
    11 dez, 2017 LISBOA 10:55
    Esta senhora??? ou gatuna?? está bem calçada não lhe vão tocar, está ao nível de amigos Cavaco esposa, ministro deste governo, É tipo salgado deu de comer a muita gente. Isto só mostra que as instituições servem para pagar vias faustosas aos seus presidentes etc. Já agora o dinheiro que demos para ajudar para os fogos deve andar a pagar almoços e fatos Channel ás misericórdias (despesas de representação claro)
  • pois é!
    11 dez, 2017 lis 10:07
    Há instituições destas privadas, que aparentam ser uma coisa e são outra, escondendo-se atrás de falsas solidariedades, para os seus dirigentes se aproveitarem de bens públicos fazendo passar imagens aos responsáveis politicos, daquilo que não são! Como sempre a hipocrisia impera nesta gente e só é descoberta quando se entra nos bastidores! Vergonhoso!
  • Luis
    11 dez, 2017 Porto 02:26
    O ministério público já devia ter aberto um inquérito e colocar esta senhora com termo de identidade e residência. Usar o nome de uma associação apoiada pelo estado (ou seja, por todos nós) , para proveito pessoal, de familiares e amigos é muito grave. Esperemos que haja justiça rápida para este caso.
  • Jose Manuel Pires
    11 dez, 2017 Sintra 01:47
    Os prevaricadores sentem-se impunes e a Justiça e lenta e pouco eficaz em todas as areas da sociedade! Como e que um individuo que foi provado em tribunal que ia drogado e bebado, mata 5 peregrinos e fere mais 3 (caminhavam em faixas de segurança), e so leva 6 anos de cadeia, sabendo que daqui a 3 anos esta ca fora? Com condenaçoes destas os Juizes nunca terao a confiança do cidadao comum.
  • 11 dez, 2017 01:07
    desta vez quero ver quem ganha!

Destaques V+