Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga Europa

Tem dois minutos? Conheça os possíveis adversários de Sporting e Braga

07 dez, 2017 - 22:08

Há alguns tubarões evitados mas, no plano das possibilidades, também não há propriamente oponentes fáceis. Sorteio dos 16 avos-de-final ao meio-dia de segunda-feira.

A+ / A-

Sporting e Sporting de Braga serão "cabeças-de-série" no sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa, a ter lugar na próxima segunda-feira.

Pelo facto de ter sido um dos terceiros melhores classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões, o conjunto leonino fará parte do Pote 1, bem como a formação minhota, uma das vencedoras da fase de grupos da Liga Europa.

Com o estatuto de favoritos, os dois únicos representantes lusos na primeira fase a eliminar desta prova uefeira evitam, logo à partida, confrontos com Atlético de Madrid, Arsenal, AC Milan (de André Silva), Lazio ou, até, deslocações à Rússia, para defrontar CSKA ou Lokomotiv (de Éder).

Em sentido contrário, a realidade é que verde e brancos e arsenalistas podem não se livrar de outros adversários algo complicados. Borussia Dortmund (de Raphael Guerreiro), Nápoles, Olympique Lyon (de Anthony Lopes), Celtic ou Spartak Moscovo podem tocar em sorte a Sporting e Sporting de Braga.

Como funciona o sorteio?

A UEFA vai dividir os 32 emblemas a sorteio em dois potes.

O primeiro dirá respeito aos vencedores de grupo e aos quatro melhores terceiros classificados da Liga dos Campeões - é neste que entram Sporting de Braga e Sporting.

O outro pote contemplará os segundos classificados da fase de grupos da Liga Europa e ainda os quatro piores "repescados" da Champions.

Ao nível das condicionantes, uma diz respeito às equipas portuguesas. Braga e Sporting não se poderão defrontar na ronda dos 16 avos-de-final. A outra também diz respeito ao Sporting de Braga, que não poderá defrontar o Ludogorets, que encontrou na fase de grupos.

Por outro lado, Braga e Sporting ficam desde já a saber que, por serem "cabeças-de-série", vão disputar a segunda mão em casa. A tal vantagem que todas as equipas gostam de ter.

A primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa está marcada, inicialmente para 15 de Fevereiro. A segunda mão será uma semana depois, a 22.

O sorteio arranca ao meio-dia de segunda-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

UEFA
Liga Europa
Sorteio dos 16 avos-de-final

Pote 1
SPORTING, SPORTING DE BRAGA, CSKA Moscovo, Atlético de Madrid, Leipzig, AC Milan, Villarreal, Arsenal, Salzburgo, Lazio, Dínamo Kiev, Atalanta, Lokomotiv Moscovo, Viktoria Plzen, Atlético de Bilbau e Zenit.

Pote 2
Celtic, Spartak Moscovo, Nápoles, Borussia Dortmund, Nice, Astana, Partizan Belgrado, Ludogorets, AEK Atenas, Olympique Lyon, Copenhaga, Steaua Bucareste, Estrela Vermelha, Marselha, Oestersunds e Real Sociedad.

Saiba Mais
      Comentários
      Tem 1500 caracteres disponíveis
      Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

      Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

      Destaques V+