Tempo
|
A+ / A-

Trump diz que "Jerusalém é a capital de Israel". Um "contributo para a paz"

06 dez, 2017 - 18:10

"Vou fazer tudo ao meu alcance para conseguir um acordo", garante o Presidente dos Estados Unidos.

A+ / A-

Veja também:


"Jerusalém é a capital de Israel", declarou o Presidente norte-americano, Donald Trump. O anúncio histórico foi realizado esta quarta-feira na Casa Branca.

"É o reconhecimento da realidade. É a coisa certa a fazer", disse o líder dos Estados Unidos. Trump destacou que muitos presidentes prometeram a medida, mas que foi ele a cumprir.

"Depois de mais de duas décadas de renúncias, não estamos mais perto de um acordo de paz duradouro entre Israel e os palestinos", afirmou.

A decisão é no melhor interesse dos EUA e da paz entre Israel e palestinianos, argumentou o líder norte-americano, numa declaração na Casa Branca.

Os planos para transferir a embaixada de Telavive para Jerusalém vão avançar imediatamente, frisou. O Departamento de Estado vai receber esta quarta-feira uma ordem para iniciar os preparativos para a mudança.

A administração vai agora contratar arquitectos e empreiteiros para construir uma embaixada em Jerusalém que será um "magnífico tributo à paz".

Donald Trump espera que esta decisão seja um "contributo para a paz" e defende um "grande acordo para israelitas e palestinianos".

"Vou fazer tudo ao meu alcance para conseguir um acordo. Os EUA vão apoiar solução de dois estados, se tal for acordado pelos dois lados", afirmou o Presidente norte-americano.

“Jerusalém não é apenas o coração de três religiões, é o coração de uma das melhores democracias do mundo. Jerusalém deve continuar a ser um local onde os judeus rezam junto ao Muro das Lamentações, os cristãos fazem caminho da cruz e muçulmanos vão à mesquita”, frisou Trump.

A decisão do Presidente norte-americano está a ser recebida com grande apreensão pela comunidade internacional.

O Papa Francisco mostrou-se esta quarta-feira preocupado. “A este respeito, não posso calar a minha profunda preocupação pela situação que se criou nos últimos dias”, afirmou durante a audiência geral.

Minutos após o anúncio, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que “não há alternativa à solução de dois estados. Não há plano B. Vou fazer tudo nos meus poderes para apoiar os líderes israelitas e palestinianos no regresso a negociações significativas”.

Jerusalém como capital? “Não posso calar a minha profunda preocupação", diz Papa
Jerusalém como capital? “Não posso calar a minha profunda preocupação", diz Papa

Jerusalém, cidade disputada

O estatuto de Jerusalém é um ponto nevrálgico no conflito entre israelitas e palestinianos. A cidade abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos e o seu estatuto é uma das questões mais polémicas e ponto crucial nas negociações de paz.

Israel considera Jerusalém a sua capital eterna e indivisível. Mas os palestinianos reivindicam parte da cidade, Jerusalém Oriental, como capital de seu futuro Estado.

A posição da maioria da comunidade internacional é a de que o estatuto de Jerusalém deve ser decidido em negociações de paz e, por isso mesmo, os países mantêm suas embaixadas em Telavive, a capital comercial de Israel.

Em 1947, quando a Assembleia Geral da ONU decidiu pelo plano de partilha da Palestina entre um Estado árabe e outro judeu, Jerusalém foi designada como "corpus separatum", sob controle internacional, mas o plano não chegou a ser implementado, já que em 1948, foi declarada a Independência do Estado de Israel e, logo em seguida, surgiu a guerra entre árabes e israelitas.

Findo o conflito, Jerusalém foi dividida, com a parte ocidental sob controle de Israel e a parte oriental controlada pela Jordânia.

Em 1967, Israel capturou a parte oriental da cidade e, desde então, vem construindo colunatos em Jerusalém Oriental, considerados ilegais pela comunidade internacional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alco Exe
    07 dez, 2017 Sao Paulo 00:33
    God bless America
  • António Rego
    06 dez, 2017 Sobreira 22:18
    Por que não transformar Jerusalém num estado independente como o Vaticano ?
  • João
    06 dez, 2017 Lisboa 21:49
    Olha, os comunas reuniram-se todos aqui! Até espumam de raiva!
  • JChato
    06 dez, 2017 20:55
    Jerusalém é uma situação "complexa e complicada"! É uma situação sui-generis e que, inevitavelmente, passa por um ACORDO entre Israel e os Palestinianos! Não são "medidas avulsas" que vão resolver seja o que for! A interferência externa, que não seja EXCLUSIVAMENTE para ajudar a que um ACORDO entre Israel e os Palestinianos, seja celebrado pode ser "achas para a fogueira" na realidade que o Mundo vive! Esta decisão "acendeu um rastilho" que é "curto"! Não espero outra coisa, desta decisão, que não seja o agravamento da "tensão em que vivemos" e ... um escalar da violência! O Mundo é liderado por IMBECIS!
  • Walter
    06 dez, 2017 Torres Novas 20:29
    Não vale a pena discutir mais uma parvalhice desse presidente!
  • Jesus a Pedro II
    06 dez, 2017 WWW.ceifadores.com.br 20:28
    Queiram ou não, todos os governantes vão temer; é dali que irá partir o desfalecimento de muitas nações, principalmente aos descrentes e aos injustos. Os que não Me deram ouvido até agora, agora mesmo é que jamais irão Me dar, porque só vão querer vingança, visto seus lucros caírem por terra, onde grandes empresas ficarão sem nada. O juízo final, para estes, não existe. O que existe é um descontrole da própria natureza e não que vem de um Deus – na mente deles. Porque, os que vêm Me seguindo, reconhecem esta terrível falha humana para Comigo. Seus palácios estão sempre sendo ornamentados, mas a Minha casa continua se desmoronando. Isto eles não enxergam. Afastar-se de Mim, até pode, mas tomar conta do que é Meu, jamais. Quem Me enviou, não é um mito qualquer, e sim, um Deus que tudo pode ver. Este já decretou: ninguém roubará de Mim as Minhas ovelhas. Mesmo que sofram mais um pouco, não se justifica uma derrota. Posso levantar quantos Eu quiser, da terra, e estes jamais conseguirão Me derrotar. Meu filho! A tua pergunta veio na hora certa. Não só a ti é que vou responder, mas a todos esses que procuram ler estas mensagens. Cada uma delas é uma fortaleza para cada cristão autêntico! Só basta ler e crer. Sou Eu que venho falando a cada um de vocês todos os dias. Se quiserem conversar Comigo ou com Minha Doce Mãe, com Meus Anjos e Santos, juntem os dois: a Sagrada Escritura e A Palavra Viva de Deus; ambas darão a veracidade de todas as profecias. JESUS, TAQUÁRAS 21/10/2000
  • dmreis
    06 dez, 2017 Lisboa 20:11
    Trump está mesmo apostado em testar o seu novo material bélico em diversas frentes!
  • Isabel
    06 dez, 2017 Lisboa 19:25
    Desde quando é que este maluco tem poder para decidir qual a capital de um país que nem é o dele? Pronto, o Prof. Marcelo ia a França e convinha-lhe mais encontrar-se com o Macron em Nice - sempre aproveitava para dar um mergulho. Vai daí, chamava a comunicação social a Belém e dizia "Agora a capital de França é Nice!" , O pessoal do Mundo pensava "Os portugueses estão tramados. O Presidente deles está lélé da cuca!". E acontecia alguma coisa? Nada. O mais que podia acontecer era os irmãos levarem-no a uma urgência de psiquiatria.
  • Luís Cardoso
    06 dez, 2017 Amadora 19:18
    Este homem é acéfalo, é inacreditável como um povo escolhe esta coisa para presidente, é inaceitável que tenha algum poder de decisão, esta última então é do sé I a.c., nunca poderá ser aceite neste século, em vez de ajudar á paz apenas está a tirar a cavilha para despoletar mais uma bomba, ele sabe minimamente o que significa Jerusalém para várias religiões com milhões de seguidores !!?? ele têm noção do que faz ?? os judeus hoje, tem 8 vezes mais a área de terreno " que lhes foi dado pela ONU depois da 2ª guerra", e ainda vai fazer uma estupidez destas, então querem passar as criticas/ repúdio dos nazis terem chacinado os judeus, para o que estes agora fazem aos outros povos, que nunca saíram das suas terras, agora empurram-nos de lá para fora.......inacreditável .
  • Jão
    06 dez, 2017 Braga 18:50
    Trump está doido. O mundo tem que se opor e ele fica em minoria e ponto

Destaques V+