Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrada no capital do Montepio decidida até final do ano, diz novo provedor da Santa Casa

06 dez, 2017 - 13:44

Edmundo Martinho tomou posse, esta quarta-feira, do cargo que era de Pedro Santana Lopes.

A+ / A-

O novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, vai decidir até ao final do ano se a instituição entra no capital do Montepio.

"Eu gostava de ter uma decisão tomada até final do ano, para depois podermos avançar tranquilamente, a partir de 2018", disse Edmundo Martinho, esta quarta-feira, depois de tomar posse do cargo que era de Pedro Santana Lopes.

Para o novo provedor da SCML, a decisão não se prende "apenas com a avaliação de indicadores de natureza financeira, embora sejam essenciais", mas também com a questão "significativa" de saber "a forma como a Santa Casa participará na 'governance'" do Montepio.

Sobre o mandato de três anos que hoje se inicia, Martinho diz que "a Santa Casa não pode mudar de prioridades apenas porque muda o provedor", pelo que "é indispensável que aprofunde a sua presença nas suas grandes áreas nucleares que são a saúde, a acção social e a cultura" e cumprir este objectivo significa "desenvolver o património que tem de credibilidade nos serviços que presta".

"É isso que tem de ser cada vez mais capaz de fazer - melhores e mais serviços" à população que assiste, salientou.

A Sala de Extrações dos jogos geridos pela Santa Casa esteve completamente cheia e entre os participantes na cerimónia estava o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, e o antigo provedor da instituição Rui Cunha.

O anterior provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes, não pode estar presente na cerimónia devido a problemas de saúde, conforme disse Edmundo Martinho, mas enviou uma mensagem de felicitações ao novo provedor.

O ministro Vieira da Silva afirmou que Edmundo Martinho "tem todas as condições para deixar marca nesta instituição" devido ao trabalho já realizado na área da acção social.

"Traz a sua serenidade, que é uma qualidade indispensável para a gestão de uma instituição desta dimensão", defendeu o ministro, embora realçando que "não se deve confundir serenidade com inacção".

Vieira da Silva também quis deixar uma palavra para o provedor que cessou funções, destacando a relação muito próxima de trabalho que com ele manteve nos últimos dois anos.

O governante destacou o papel da Santa Casa com 520 anos em Portugal, afirmando que "é quase uma ave rara nas instituições portuguesas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+