Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PR: "Seria um erro histórico" o parlamento não apoiar adesão à defesa europeia

05 dez, 2017 - 15:44

Mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa dirigida ao PSD, que ameaça votar contra um projecto de resolução do PS que recomenda a adesão de Portugal ao mecanismo de defesa comum europeia.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera um erro histórico o parlamento não aprovar, por falta de diálogo, um projecto de apoio à adesão de Portugal ao mecanismo de defesa comum europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas, esta terça-feira, em Lisboa, depois de confrontado com a ameaça do PSD de votar contra um projecto de resolução do PS que recomenda a adesão de Portugal ao mecanismo de defesa comum europeia.

Marcelo recordou que, no tempo em que foi presidente do PSD, não teve "um instante de dúvida" em fazer um acordo com o PS, então no Governo, sobre a moeda única, para que se "avançasse em conjunto" nessa matéria.

O chefe de Estado pediu aos responsáveis políticos para "falarem, estabelecerem pontes, debaterem o que há a debater" neste caso concreto, referindo que, "qualquer que seja a fórmula, é importante para Portugal que fique clara a vontade parlamentar de que Portugal está no arranque deste mecanismo de segurança reforçada".

"O que me parece incompreensível é que, não estando em causa a criação de um exército europeu - que não é isso que está em causa -, por razões pessoais, de falta de diálogo, de susceptibilidade, de não haver um mínimo de contacto entre forças políticas, houvesse o mínimo de dúvida quanto ao empenhamento de Portugal na segurança europeia", afirmou.

"Para mim, seria incompreensível e seria um erro histórico", reforçou o Presidente da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Aníbal
    06 dez, 2017 Cavaco 14:52
    Ó Marcelo estás parvo ou quê?? A culpa é do PSD?? Então o PS não tem maioria parlamentar?? Vai-te catar. A geringonça só serviu para deitar abaixo o partido que ganhou as eleições?? Se o PS quer esse acordo que baixe as calcinhas. O que me parece é que nem o PS quer, por isso irá sempre deitar as culpas para o PSD, tal como tu estás a fazer agora! Só não digo o que me apetece, porque senão dizia vai-te ...!

Destaques V+