Emissão Renascença | Ouvir Online

Eagles

13 jul, 2012

Os eternos inquilinos do Hotel California

Eagles

Os Eagles foram uma das mais famosas bandas de country rock americana, formada nos anos 70, por Randy Meisnner (baixo), Bernie Leadon (guitarra e voz), Don Hendley (bateria) e Glenn Frey (guitarra).
O grupo estreou-se em Junho 1972, com o álbum “Eagles”, que teve uma aceitação imediata, tendo três singles no Top 40.
A revista Rolling Stone colocou o álbum de estreia na lista dos 500 melhores álbuns de sempre, em 2003. Além disso, o álbum foi também incluído no livro, 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, de Robert Dimery.
Os Eagles foram uma força importante na popularização do country rock do Sul da Califórnia.
Em 1973, surge o segundo álbum, “Desperado”, que incluía duas das canções mais populares do grupo “Tequila Sunrise” e “Desperado”.
Em 1974, os Eagles lançam a seu terceiro álbum, “On the Border”, num registo um pouco diferente do habitual, uma vez que Henley e Frey queriam que a banda se afastasse um pouco do estilo da música country, pelo qual ficaram conhecidos, e se aproximassem do hard rock.
O produtor do álbum trouxe o guitarrista Don Felder para uma sessão de gravação para tocar na canção “Good Day in Hell”, e apenas dois dias depois, a banda ficou tão impressionada que o convidaram para se tornar o quinto Eagle.
O quarto disco da banda chega em 1975, “One of These Nights”, e seria o último álbum com o membro fundador Bernie Leadon, e o primeiro a incluir o guitarrista Don Felder como membro.
Entretanto, “One of These Nights” provou ser um álbum de sucesso, tornando a banda conhecida internacionalmente, e em 1976, foi nomeado para um Grammy na categoria “Álbum do Ano”.
“Hotel California”, o quinto disco, foi lançado a de Dezembro de 1976, sendo o primeiro a incluir Joe Walsh como membro do grupo. O álbum ganhou dois Grammys, um na categoria "Gravação do Ano" (por “Hotel California”), e outro na categoria "Melhor Arranjo Vocal" (por “New Kid in Town”).
O sexto disco dos Eagles, “The Long Run”, viria a ser lançado em 1979 e valeu-lhes o seu quarto Grammy. Nesta altura, as tensões no grupo estavam cada vez mais intensas, e muitos eram os rumores de que estariam prestes a se separarem. A verdade é que só em 2007 lançaram um novo álbum.
Para descanso dos fãs, que nestas coisas, às vezes, sofrem mais do que os artistas, os Eagles lançaram “Long Road Out Of Eden”. O álbum duplo foi reconhecido com várias nomeações e um Grammy, o de Melhor Performance Pop Instrumental, para a música “I dreamed there was no war”.
Mas quem se manteve bem atento, sabe que os Eagles nunca estiveram muito tempo parados. Depois da separação, logo no início da década de 80, houve vários reencontros, álbuns ao vivo, Greatest Hits e muitos concertos!
Apesar de ter tardado em chegar, quando finalmente apareceu, “Long Road Out Of Eden” levou os Eagles de novo para os tops de vendas e para mais uma capa da revista “Rolling Stone”!
Na Renascença, aos Sábados, o nome não engana: no Hotel Califórnia recorde os Eagles e outros sucessos dos anos 70!
Se a nostalgia se instalou, oiça nesta página um excerto do clássico Hotel California.