Emissão Renascença | Ouvir Online

BIO

José Carreras

19 abr, 2012

Uma carreira cheia de sucessos

José Carreras

Nascido em Barcelona, José Carreras (ou Josep em catalão) começou a cantar ainda em criança. Foi na sua cidade natal que deu os primeiros concertos e em 1970 começava a sua carreira profissional. O sucesso chegou cedo e aos 28 anos já tinha actuado, com 24 papéis diferentes, nas principais salas de espectáculo da Europa e do continente americano.

Colaborou com os mais famosos maestros dos nossos tempos e o seu vasto repertório inclui mais de 600 títulos dos mais diversos estilos, do barroco à música contemporânea, incluindo 60 óperas completas.

Paralelamente à sua carreira dedicada à ópera, José Carreras também tem dado recitais em conceituadas salas de espectáculo, um pouco por todo o mundo. Aliás serão poucos os países onde José Carreras ainda não terá dado concertos. Escusado será dizer que um dos mais aguardados pelo público português está marcado para dia 16 de Junho, no Pavilhão Atlântico.

Como artista, Carreras já recebeu inúmeros prémios e distinções. É membro honorário da Royal Academy of Music, em Londres, recebeu um Grammy e em França é “conhecido” por Comendador e Cavaleiro. Mas estas são apenas algumas das distinções que recebeu ao longo da sua carreira. Entre Discos de Ouro e de Platina (que já recebeu vários) já foram vendidas mais de 60 milhões de gravações com a sua voz.

Mas não foi só na área da música que José Carreras se distinguiu. Em 1988 fundou uma fundação com o seu nome para a luta contra a leucemia. Esta fundação disponibiliza, hoje em dia, uma das maiores bases de dados internacionais de dadores de medula óssea.

O seu trabalho na luta contra esta doença também foi já reconhecido por diversas vezes e o seu carácter humanitário valeu-lhe nomeações como Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e uma dezena de títulos como Doutor Honoris Causa (só em Portugal foi reconhecido com este grau pela Universidade do Porto e de Coimbra).

É quase escusado lembrar a sua participação nos “3 Tenores” com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Um projecto que teve um impacto sem precedentes no mundo da ópera.

Com mais de 40 anos de carreira, José Carreras uniu-se ainda ao aniversário dos 75 anos da Renascença com um concerto no Pavilhão Atlântico, dia 16 de Junho de 2012. Afinal, são duas carreiras que merecem ser celebradas!