Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Dulce Pontes

18 dez, 2006 • rita

A lusitana paixão...

Dulce Pontes
Dulce Pontes

Costuma dizer-se que “de pequenino se torce o pepino” e é isso mesmo que poderemos afirmar de Dulce Pontes.
Aos sete anos começa a frequentar o Conservatório Nacional de Música, em Lisboa, e elege o piano como instrumento de eleição. A paixão pelas artes alargou-se depois à dança contemporânea, um género que acabaria por abandonar para se dedicar por completo às canções!
Começámos por vê-la no programa televisivo apresentado por Júlio Isidro “Regresso ao Passado”. E não é que Isidro lançava um novo talento?. Seguem-se os Festivais da Canção e Eurovisão, onde obteve o oitavo lugar com o tema “Lusitana Paixão”, e a edição do seu primeiro disco: “Lusitana”.
Em 1993, sai para o mercado o disco “Lágrimas” que apresenta temas muito influenciados pela música popular portuguesa, e pelas canções de raiz africana, árabe e berbere. Dulce passa a apresentar-se em digressões internacionais por Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, EUA, Japão, Brasil. Em 1995 é convidada pelo compositor italiano Ennio Morricone para interpretar o tema “Brisa do Coração” que integrou a banda sonora de “Afirma Pereira”, de Roberto Faenza, com Marcello Mastroianni.
“Caminhos” sai em 1996 e “O Primeiro Canto” em 1999, tendo sido distinguido com o Prémio José Afonso em 2000, que premeia anualmente o álbum que melhor represente a cultura e história portuguesas.
Outro dos encontros marcantes da sua carreira foi “Fado, Tango”, onde Dulce Pontes dividiu o palco do Centro Cultural de Belém em Lisboa com o poeta, recitador e historiador argentino Horácio Ferrer, responsável, em parceria com Astor Piazzolla, por revolucionar a tradição do tango argentino.
“O Coração Tem Três Portas” (2006) foi gravado ao vivo a partir de um concerto em digressão internacional onde a artista retoma a sua eterna paixão pelo fado. Em 2009, Dulce Pontes voltou a conquistar o público com "Momentos" - que em 2010 ganhou também uma edição internacional.
Dia 3 de Junho recorde os melhores momentos da carreira de Dulce Pontes, através das suas músicas, no concerto dos 75 anos Renascença no Estádio do Bessa.