Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Trovante

24 nov, 2006 • rita

Eles fizeram os dias assim...

Trovante
Trovante

Em 1976, em Sagres, um grupo de amigos resolveu juntar-se para…formar uma banda!
Os amigos chamavam-se Luís e João Nuno Represas, Manuel Faria, João Gil e Artur Costa e gravaram o primeiro disco - "Chão Nosso" – ainda muito influenciado pela música tradicional portuguesa.
"Em Nome da Vida" foi o seu segundo trabalho, ainda na década de 70, seguido de "Baile no Bosque", um verdadeiro sucesso de vendas, a avaliar pelo êxito de "Balada das Sete Saias" e "Outra Margem"! Por esta altura Fernando Júdice e António José Martins passam também a integrar a banda que passa a reunir sete elementos.
Em 1983 "Cais das Colinas" traz-nos "Saudade" e, um ano depois, "84" revela-nos "Xácara das Bruxas Dançando" e "Travessa do Poço dos Negros".
1986 é o ano de "Sepes", seguido de "Terra Firme" onde é possível ouvirmos "Perdidamente", “Memórias de um beijo”, “Bye bye blackout” ou "125 Azul".
A próxima aventura da banda seria editada em disco ao vivo, após o concerto de 1988 no Campo Pequeno!
Os Trovante regressariam a estúdio em 1990 para gravar "Um Destes Dias"! O tema "Timor" foi aquele que obteve maior êxito.
Em 1999, ano em que se comemoraram os 25 anos do 25 de Abril, o grupo ainda efectuou um espectáculo no Pavilhão Atlântico, a convite do então Presidente da República, Jorge Sampaio, do qual resultaria um segundo álbum ao vivo.