Tempo
|

Biografia

Pedro Abrunhosa

15 nov, 2006 • rita

Tudo o que nos deu....

Pedro Abrunhosa

Pedro Abrunhosa é um daqueles casos em que a formação musical começou muito cedo. Aos 16 anos estudava Composição e História da Música no Conservatório de Música do Porto. Mais tarde faz também o Curso de Pedagogia Musical.
Nos anos 80 foi para Madrid aprender contrabaixo, instrumento que mais tarde veio a ensinar na escola do Hot Club de Lisboa.
Depois do jazz tornou-se conhecido do grande público com os Bandemónio. O álbum "Viagens" editado em 1994, teve um enorme sucesso com músicas que ainda hoje passam na Renascença.

Dois anos depois edita o segundo álbum: “Tempo” que ultrapassa a quádrupla platina. Depois, em 1999 com o álbum “silêncio” atinge novamente a platina. Em 2002 edita “momento” e a canção que dá o nome ao álbum faz enorme sucesso. Um ano depois surge com “palco”, um triplo álbum com concertos ao vivo. Em 2004, encerra a segunda edição do Rock in Rio Lisboa. Em 2007, o homem cujos óculos de sol são uma imagem de marca edita “Luz”.

As novas músicas de Pedro Abrunhosa levaram-no “Longe”, mais uma vez. Por isso mesmo, “Longe” é o nome do disco lançado em 2010.
“Longe” marcou uma época de mudanças para Pedro e para a sua música e em 2013 foi a vez de entrar em “Contramão”.

No seu sétimo álbum de estúdio, Abrunhosa reafirma a parceria com os Comité Caviar e convida ainda o catalão Duquende (uma parceria que Pedro desejava há muito) e o fadista Camané. Aliás, é com Camané que Pedro partilha o enorme sucesso de “Para os braços da minha mãe” – música que pode ouvir na Renascença.

Da construção do disco fazem ainda parte o Saint Dominic’s Gospel Choir e o Quarteto de Cordas de Matosinhos. “Toma Conta de Mim” e “Voamos em Contramão” são outros dois singles que certamente já ouviu deste trabalho que levou Pedro Abrunhosa a dizer:
“Ao longo de todo este tempo, diria quase desde que me conheço enquanto Músico, procurei melhorar a simplicidade daquilo que verdadeiramente me fascina: escrever Canções. O que aí vem é apenas isso. A minha Vida tornada palavra e harmonia. Se se encontrarem comigo neste trabalho, a minha tarefa estará cumprida e partirei para a estrada já com o próximo disco nas entranhas.”

Venha então o próximo disco!