Tempo
|

Biografia

Joe Dassin

14 nov, 2006 • rita

E se ele... não existisse?

Joe Dassin
Joe Dassin

Ao contrário do que muitos possam pensar, Joe Dassin nasceu em Nova Iorque, e não numa cidade francesa, em 1938.
Antes de pensar que um dia viria a ser cantor, Joe Dassin começou por estudar medicina. Acontece que as aulas de dissecação de animais o deixaram levemente transtornado e, por isso, mudou para os Cursos de Antropologia e Estudos de Língua Russa. Só depois é que apareceu a música por entre portas e travessas...
Joe Dassin começou por trabalhar numa estação de rádio até ser “descoberto” por uma editora. Daí em diante foi um não parar de gravar discos! Só na segunda metade dos anos 60, o cantor lançou: “Je Change Un Peu de Vent», "À New York", "Les Deux Mondes de Joe Dassin" e “Le Chemin de Papa”.
A década de 70 foi o seu período dourado. Os álbuns "L'Amérique", "Joe", "13 Nouvelles Chansons", "Le Jardin du Luxembourg", "Les Femmes de Ma Vie" ou "15 Ans Déjà" são prova disso mesmo! As suas canções alcançaram os tops francês, belga, suíço, canadiano e foram, também, muito ouvidas na então União Soviética e no Líbano, imagine!
Dassin morre em Agosto de 1980. Depois do seu desaparecimento, ainda foram lançados alguns discos seus como ”Collection” (1995), “Souvenirs” (1997) ou o mais recente “Ses Plus Grands Succès” (2000). Temas como “Les Champs-Élysées”, "L'Été Indien", "À Toi", "Et Si Tu N'Existais Pas", "Ça Va Pas Changer le Monde", "Sylvie" ou "Salut Les Amoureux" são marcos de uma carreira que, ainda hoje, é lembrada com saudade…