Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Cat Stevens

14 nov, 2006 • rita

Um dos mais famosos intérpretes da década de 60

Cat Stevens
Cat Stevens

Stephen Demetre Georgiou ou, simplesmente, Cat Stevens, nascido em Londres no ano de 1948, é um dos mais célebres compositores e cantores britânicos da segunda metade do século XX. Exagero? Não! A comprová-lo estão os 40 milhões de discos vendidos, sobretudo entre 1960 e 1970.
Cat Stevens iniciou a sua carreira musical em 1965, ainda com o nome de Steve Adams, com o single "I Love My Dog", que se tornou um verdadeiro sucesso, particularmente em Inglaterra. "Matthew and Son", "Here Comes My Baby" e "I'm Gonna Get" integraram o seu primeiro álbum, editado em 1967, e vieram confirmar-lhe o êxito. "New Master", o seu segundo trabalho, não seguiu o exemplo do anterior, o que acabou por acontecer, também, com "Mona Bone Jakon", editado em 1971.
Foi com "Tea For The Tillerman" que Stevens voltou à ribalta! "Teaser And The Firecut" seguiu-lhe os passos com os singles "Peace Train" e "Moon Shadow". Seguiu-se o disco"Catch Bull At Four" que chegou ao primeiro lugar dos tops nos EUA e a Disco de Ouro no Reino Unido. Em 1974 foi editado "Buddah and The Chocolate Box" que deu a conhecer o famoso "Oh Very Young".
Três anos mais tarde, Cat Stevens converteu-se ao Islamismo e adoptou o nome Yusuf Islam. "Back To Earth” foi, assim, o último trabalho assinado por Cat Stevens. Não pode dizer-se que tenha sido uma despedida em grande, já que as vendas foram pouco significativas.
Ainda assim, as suas canções anteriores mantiveram-se bem frescas nos ouvidos do público, daí o sucesso, em 1990, de "The Very Best Of Cat Stevens", um disco que reúne os seus temas mais badalados: "Morning Has Broken", "Peace Train", "Moonshadow", "Wild World", "Matthew and Son" e "Oh Very Young".