Tempo
|

Biografia

Simply Red

10 nov, 2006 • Rita

Uma banda de estrelas!

Simply Red
Simply Red

A banda popsoul britânica do cantor Mick "Red" Hucknall nasce em 1984. Na sua formação inicial tinha, também, Tony Bowers no baixo, Chris Joyce na bateria e Tim Kellett nas teclas. A eles se juntaram, mais tarde, Sylvan Richardson e Fritz McIntyre: nasceram, assim, os Simply Red!
“Picture Book" saiu em Outubro de 1985, logo com dois grandes êxitos: "Money's Too Tight (To Mention)" e "Holding Back the Years". O mesmo não se pôde dizer-se do álbum “Men and Women”, editado um ano depois, ainda que tivesse incluído temas sobejamente conhecidos do público como "The Right Thing", "Infidelity" e "Every Time We Say Goodbye".
O terceiro trabalho dos Simply Red, "A New Flame", lançado em 1989, contrariou a tendência depressiva do anterior: foi Disco de Ouro, muito em parte graças a temas como "If You Don't Know Me By Now", "It's Only Love" e "A New Flame", que foram muito aplaudidos pela crítica.
"Stars" sai em 1991 e revela "Something Got Me Started" e "Stars", os seus dois singles mais bem sucedidos. Segue-se, "Life", quatro anos depois, que incluiu o hino do Europeu de Futebol de 1996: "We're in This Together"! "Blue" foi editado em 1998 e, um ano depois, foi posto à venda o CD "Love and the Russian Winter".
Já em 2003 o grupo britânico lançou "Home" e, dois anos mais tarde "Simplified", uma colecção de temas novos e antigos, da qual se extraiu um tema inédito, "Perfect Love", bem como um "Something Got Me Started" de cara lavada!
Em Setembro de 2006,  os Simply Red vieram a Portugal para dois concertos inesquecíveis: o primeiro no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e o segundo no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Entretanto, a banda das "estrelas" comemorou 25 anos de carreira e editou "25: The Greatest Hits", onde cantou os temas que marcaram a sua carreira e presenteou os inúmeros fãs de todo o mundo ao dizer "Go Now"!

Em 2015 a banda comemora 30 anos e edita a caixa “Song Book 1985 – 2010”. Esta caixa é a mais completa colectânea que alguma vez se editou com os êxitos dos Simply Red e contém quatro CDs, dos quais os três primeiros representam, cada um deles, uma década – os anos 80, 90 e 00 – sendo que o quarto CD inclui gravações novas de grandes êxitos, curiosidades e raridades.
Para além disso lançam também "Big Love", um disco de originais - o primeiro em 8 anos - que contou com apoio Renascença. O primeiro single a sair foi "Shine On".