Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Mariah Carey

08 nov, 2006 • Rita

A cantora sensação dos anos 90!

Mariah Carey
Mariah Carey

Nascida em Long Island (Nova Iorque), em 1970, Mariah Carey estreou-se no mundo da música em 1990... e com o pé direito!
Foi a cantora de maior sucesso da década de 90 nos Estados Unidos, tendo recebido, inclusive, o prémio de Artist of the Decade, em 1999, e o prémio especial de World's Best Selling female Artist of the Millenium, um ano depois.
“Mariah Carey” (1990) foi o seu primeiro disco e nele se destacaram os singles "Vision of Love", "Love Takes Time", "Someday" e "I Don't Wanna Cry". “Emotions” é editado um ano mais tarde e revela temas como "Make It Happen", "Can't Let Go" ou o próprio “Emotins” que deu o nome ao álbum.
Em 1993, lançou no mercado o seu terceiro álbum, "Music Box", que vendeu a módica quantia de 28 milhões de cópias em todo o mundo. Os principais singles do disco, "Dreamlover", "Hero" e "Without You" tornaram Mariah Carey conhecida nos quatro cantos do globo!
A cantora dedicou-se, também, às canções natalícias: "Merry Christmas" revelou aos fãs "All I Want for Christmas is You" e foi um dos álbuns de Natal mais vendidos no mundo.
"Daydream" saiu em 1996 e tornou-se o seu disco mais bem sucedido em termos de vendas nos EUA. "Fantasy" ficou durante oito semanas no top das tabelas americanas e "One Sweet Day", cantado com os Boyz II Men, permaneceu durante 16 semanas em primeiro lugar na Revista Billboard.
Em 1997, Mariah lançou seu sétimo trabalho, "Butterfly" e, um ano depois, apareceu nas lojas “#1's”, uma compilação com todos seus êxitos e alguns inéditos. Entre as novas canções destacaram-se "I Still Believe" e "When You Believe", um dueto com Whitney Houston que integrou a banda sonora do filme “O Príncipe do Egipto” e que ganhou o Óscar de "Melhor Canção Original".
"Rainbow" apareceu em 1999 e revelou temas como "Heartbreaker", "Thank God I Found You" e "Crybaby/Can't Take That Away". Depois do fracasso de “Glitter”, editado em 2001, a cantora lançou, em 2002, "Charmbracelet" que atingiu o Disco Duplo de Platina.
O sucesso voltou a sorrir-lhe em 2005 quando editou "The Emancipation of Mimi”, o álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos. "It's Like That", "We Belong Together", "Shake it Off” e "Don't Forget About Us" foram os temas mais bem cotados nos tops norte-americanos. "E=MC" (2008) e "Memoirs of an Imperfect Angel" (2009) foram os trabalhos que se seguiram.