Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Frank Sinatra

25 out, 2006 • rita

The Voice...

Frank Sinatra
Frank Sinatra

Cantor e actor, Francis Albert Sinatra nasceu em 1915 em New Jersey.
Abandonou os estudos para se dedicar à música tendo entrado para o conjunto Hoboken Four. Em Janeiro de 1940 foi convidado por Tommy Dorsey para integrar a sua orquestra. Ao seu lado, Sinatra chegou várias vezes ao Top Ten, apresentou-se em vários programas de rádio e apareceu em diversos filmes.
No início de 1942, gravou algumas canções como teste para uma futura carreira solo. Entre os temas gravados encontrava-se "Night And Day" (de Cole Porter). Em 1943, já a solo, edita "There Are Such Things" e alcança um enorme êxito! “Swing and Dance With Frank Sinatra” foi lançado em 1944 e “Point Of No Return” sai apenas em 1962.
“September Of My Years” (1965) e “A Man And His Music” (1966) foram estrondosos sucessos de vendas tendo, inclusive, sido distinguidos com o grammy de Melhor Disco. "Strangers In The Night" tornou-se uma das suas canções mais famosas, tal como o dueto com a filha Nancy em "Somethin' Stupid" e "My Way".
Frank Sinatra voltou a gravar apenas em 1980. “Trilogy: Past, Present, Future” revelou ao mundo "Theme From New York, New York". Outro marco da sua carreira surgiu com os dois volumes do álbum “Duets” (em 1993 e 1995), cujas participações de artistas como Bono, dos U2, aproximaram sua voz das novas gerações.
Frank Sinatra morreu a 14 de Maio de 1998…
Cantou como ninguém o swing e o jazz, imortalizando canções de Cole Porter, Paul Anka e George Gershwin. Também conhecido como "Blue Eyes", pode dizer-se que a sua carreira foi extensa: para além da enorme discografia, Sinatra entrou em mais de cinquenta filmes!
Ficam para sempre temas como “As Time Goes By”, que integrou a banda Sonora do filme “Casablanca”, "Strangers in the Night", “I’ve Got You Under My Skin”, “You Make Me Feel So Young”, “Cheek to Cheek”, “My Funny Valentine” ou “The Lady Is a Tramp". Isto só para citar algumas das suas canções mais célebres... porque a sua carreira é muito mais do que isso. Porque ele é... "the voice".