Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Joe Cocker

23 out, 2006 • rita

A voz rouca de Sheffield...

Joe Cocker
Joe Cocker

Nasceu em 1944 em Sheffield, em Inglaterra, e iniciou a sua carreira musical aos 15 anos, quando integrou a banda Avengers com o nome artístico de Vance Arnold.
Mudou-se, depois, para os Big Blues e, mais tarde, para a Grease Band. Nesta altura, e porque a música não dava mais do que uns trocos, Cocker conciliava esta carreira com um emprego no ramo da instalação de gás.
“With a Little Help from My Friends” foi o seu primeiro grande sucesso. É uma versão de uma música dos The Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page, que ganhou aqui uma nova cor! "Mad Dogs and Englishmen" saiu em 1970 e vendeu mais de três milhões de discos só nos Estados Unidos. "The Letter" foi a primeira canção a entrar no Top Ten americano.
Já em 1982, o cantor da voz mais que rouca volta a brilhar com "Up Where We Belong", um dueto com Jennifer Warnes que fez parte da banda sonora do filme "Oficial e Cavalheiro". Seguiram-se outros grandes êxitos como "Civilized Man", "Cocker","Unchain My Heart" e "One Night of Sin" que alcançaram a platina.
"Night Calls", de 1991, conquistou, em poucas semanas, o Disco de Ouro na Europa. O mesmo se pode dizer-se de "Have a Little Faith". "Organic" foi o álbum seguinte e nele se destacaram temas antigos do cantor como "Delta Lady" ou "You Are So Beautiful".
Já "No Ordinary World", editado em 2000, não colheu muito boas críticas, mesmo tendo em conta que nele Cocker cantava temas já bem conhecidos do público como "First We Take Manhattan" (de Leonard Cohen). Em 2002 sai para as lojas “Respect Yourself” e, dois anos mais tarde, a colectânea "Heart and Soul – Best of Joe Cocker” veio revisitar os grandes sucessos do cantor da voz rouca.