Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Supertramp

20 out, 2006 • Rita Curvelo

A banda mais "sonhadora" do mundo!

Supertramp
Supertramp

A banda britânica arranca em 1969 quando Rick Davies conhece Roger Hodgson. Juntos criam os Daddy. Estava, assim, dado o primeiro passo para a formação daquele que seria um dos mais bem sucedidos grupos do século XX: os Supertramp.
Em 1970, os Supertramp lançaram o primeiro LP com o seu próprio nome. Tanto este como o segundo, “Indelibly Stamped”, foram um fracasso de vendas. Mas eis que chega “Crime of the Century”, que incluiu faixas como “Dreamer”, “Bloody Well Right”, “Hide in Your Shell” e outras tantas obras-primas como “School” ou “Crime of the Century”. Estavam lançados os dados para uma carreira que, a partir daí, só conheceria o êxito!
“Crisis? What Crisis?” é editado em 1975 e “Even in the Quite Moments” deu continuidade ao sucesso do grupo. “Give a Little Bit”, “Downstream”, “From Now On” ou “Fool´s Overture” são claros exemplos de uma carreira sempre em ascensão!
“Breakfast in América” é editado em 1979 e...  foi a loucura! A confirmá-lo estão os eternos “Take the Long Way Home”, “Goodbye Stranger”, “The Logical Song” e “Breakfast in America”.
A entrada na década de 80 assinala o lançamento do duplo ao vivo “Paris”, considerado um dos melhores álbuns ao vivo de sempre! Não concorda? Em 82 é editado “Famous Last Words”, que nos apresentou os singles “It´s Raining Again” e “My Kind of Lady”. Em 85, já sem Roger, os Supertramp gravam “Brother Where You Bound”. “Free as a Bird” e “Live 88” foram os discos que se seguiram.
“The Very Best of Supertramp” é posto à venda nas lojas em 1990, seguido de “The Very Best of Supertramp 2”, já que muitas grandes músicas ficaram de fora do primeiro álbum. “Some Things Never Change” sai em 1997, seguido de “It Was the Best of Times”.
"Slow Motion" chega às lojas em 2002 e, já no final de 2005, sai para as ruas a dupla colectânea “Retrospectable – The Supertramp Anthology” com 32 faixas. Um verdadeiro mimo para os fãs!
Apesar de os Supertramp se terem afastado dos palcos, o primeiro vocalista da banda, Roger Hodgson, voltou ao activo. Em 2006, entrou no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com o apoio da Renascença, para um fantástico concerto com orquestra que nos fez lembrar os anos dourados do grupo mais “sonhador” de sempre!

E pode voltar a sonhar: Rick Davies e os seus companheiros estão de regresso a Portugal. É já em Setembro e a Renascença é a Rádio Oficial de dois grandes concertos - em Lisboa e no Porto - onde não vão faltar as canções que marcam a sua vida!