Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Roberto Carlos

19 out, 2006 • Rita curvelo

Um "rei" com quase meio século... de carreira!

Roberto Carlos
Roberto Carlos

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, em 1941, Roberto Carlos sempre demonstrou grande interesse pelo mundo da música.
Com apenas nove anos de idade, participou em vários programas de rádio e, mais tarde, já no Rio de Janeiro, conheceu Erasmo Carlos. Os dois partilhavam o mesmo gosto pela música e decidiram formar o grupo The Sputniks que passou a tocar em clubes de bairro. A dupla adoptou mais tarde o nome de The Snakes e passou a ser presença assídua no programa de televisão Clube do Rock.
Roberto Carlos gravou alguns compactos no final da década de 50 e, em 1961, lançou o primeiro LP: "Louco por Você". Nesta altura, o cantor compôs músicas como "Splish Splash", "O Calhambeque" ou "É Proibido Fumar" com o objectivo de agradar a um público mais jovem.
Já nos anos 70, Roberto Carlos resolve mudar de estilo e torna-se um cantor e compositor romântico. "Detalhes", "Emoções", "Café da Manhã", "Força Estranha", "Guerra dos Meninos", "Fera Ferida", "Verde e Amarelo" ou temas onde a sua fé religiosa atinge um maior potencial, como “Nossa Senhora” e “Jesus Cristo”, são um marco nesta fase da sua carreira.
O artista mais romântico do Brasil esteve em Portugal em 2006 para um concerto Renascença no Pavilhão Atlântico. Lá, fizeram ouvir-se canções como “India”, “Amor é Mais”, “A Volta” ou ,ainda, “Loving You”, a balada eternizada por Elvis Presley e a que Roberto Carlos também deu voz. E assim se consegue quase um século de uma carreira dedicada à música do seu Brasil.