Tempo
|

Biografia

Eros Ramazzotti

13 out, 2006 • Rita Curvelo

O italiano que mais discos vendeu em Portugal

Eros Ramazzotti
Eros Ramazzotti

Nascido em Roma, em 1963, Eros Luciano Walter Ramazzotti Molina iniciou a carreira musical ainda adolescente.
A primeira aparição de destaque aconteceu em 1984, quando Eros ganhou o prémio "Nova Voz" no Festival de San Remo pela sua música "Terra Promessa”. 1985 é o ano do seu primeiro disco, "Cuori Agitati”, do qual se destaca "Una storia importante".
No seu segundo trabalho, "Nuovi Eroi", a canção "Adesso Tu" confirma a popularidade do jovem Ramazzotti em Itália. Na altura tinha apenas vinte e dois anos. O terceiro trabalho, "In Certi Momenti”, sai em 1987 seguido, um ano depois, por "Musica È".
"Tutte Storie", de 1993, acaba por ser o seu primeiro álbum de grande sucesso em todo o mundo! "Cose Della Vita" é apenas o aperitivo para grandes êxitos do mesmo álbum como: “A Mezza Via" ou "Un'altra te".
Em 1996 sai "Dove c'è Musica", sendo "Più bella cosa" a canção mais ouvida. Eros Ramazzotti lança, um ano depois, o disco "Eros" que reúne dois duetos fantásticos: "Musica E'" com Andrea Bocelli e "Cose Della Vita / Can't Stop Thinking of You" com Tina Turner. "Stilelibero" foi o disco que se seguiu: aqui encontrámos um dueto com Cher (“Più Che Puoi”) e o mega badalado tema "Fuoco Nel Fuoco".
“Er9s” é o nome do disco lançado em 2003 e "Calma Apparente", de 2005, fez tal sucesso que já foi reeditado numa edição especial com o dueto" I Belong To You", com Anastacia, e o inédito "Nostra Vita". "Ali e Radici" (2009)... Eros Ramazzotti voltou aos discos!