Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Rolling Stones

12 out, 2006 • António Jorge

A maior banda de rock and roll do mundo!

Rolling Stones
Rolling Stones

Quem diria que Mick Jagger e Keith Richards se conheceram na escola primária? No entanto, só 10 anos depois se voltaram a encontrar e foi aí que, partilhando a sua paixão pelos blues, R&B e um amigo em comum (Dick Taylor), começaram os Rolling Stones – numa homenagem a uma música de Muddy Waters.
O primeiro álbum da banda surge em 1964 e, um ano depois, os Rolling Stones escrevem aquele que, ainda hoje, é considerado o maior hino rock n' roll de todos os tempos: "Satisfaction", pois claro!

Em 1971, Mick Taylor já estava no lugar de Bryan Jones e a banda grava o emblemático "Sticky Fingers". Um álbum que trazia na capa um zipper e onde se pode ver, pela primeira vez, os lábios e a língua de Mick Jagger. Esta tornou-se, rapidamente, a principal imagem de marca do grupo!

Em 1974, os Rolling Stones gravam "It's Only Rock N' Roll", já com Ron Wood (músico dos The Faces de Rod Stewart) no lugar de Mick Taylor, e, em 1985, editam "Tatoo You", comercialmente o mais bem sucedido álbum da banda.
No final dos anos 80, todos os Stones gravam discos em nome próprio mas o álbum "Flashpoint" (1993) reúne a banda, devolve-os às extensas e gigantescas digressões e torna-os multimilionários.

Em Agosto de 2003, a banda inicia a Licks Tour, digressão que atravessa todos os continentes e que termina apenas em Novembro do ano seguinte. Em 2004, esta digressão é editada num fantástico DVD, "Forty Licks", que celebra, também, os 40 anos de carreira da banda.
Mais tarde, os Rolling Stones editam "Rarities 71/03" e "A Bigger Bang", álbum de originais que os trouxe a Portugal em 2006 para um concerto memorável de um grupo que já conquistou um lugar como uma das maiores bandas do mundo!

Em 2008, o premiado director Martin Scorsese levou a cabo um filme com 16 câmaras a incidir sobre os músicos da banda, no filme “The Rolling Stones Shine a Light”. Sim, os anos passam, mas eles não param mesmo de brilhar!

No ano de 2012 a banda comemorou 50 anos de carreira com um livro e um filme/documentário que permitem aos fãs ter acesso a imagens inéditas e momentos de maior proximidade com o grupo. Os Rolling Stones disseram mesmo que o livro – uma autobiografia fotográfica – é uma forma de agradecimento aos seus fãs espalhados por todo o mundo.

Já em 2013 lançaram o documentário “Crossfire Hurricane” e a nova coletânea  “GRRR!”. Foram notícia, como sempre, no festival britânico de Glastonbury e esgotaram dois concertos no Hyde Park, em Londres, concertos esses que deram origem ao DVD “Sweet Summer Sun - Hyde Park Live”.
A banda rumou depois ao Médio Oriente, com a 14 – ON FIRE Tour e passando posteriormente pela Europa, trazendo consigo grandes clássicos de carreira como “Gimme Shelter”, “Paint It Black”, “Jumping Jack Flash”, “It’s Only Rock ‘N’ Roll”, “Start Me Up” ou “Satisfaction”, entre tantos outros.
Eles foram cabeça de cartaz no dia 29 de Maio no Rock in Rio Lisboa 2014 e como grandes estrelas que são fizeram algumas exigências….foi necessário criar uma pista de jogging para Mick Jagger fazer exercício físico e criar um camarim para cada membro da banda, já que cada um deles gosta de ter a sua privacidade.
Para além disso surpreenderam toda a gente quando chamaram ao palco Bruce Springsteen para cantar consigo "Timbling Dice".
Rolling Stones sempre a inovar!