Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Daniela Mercury

12 out, 2006 • Rita Curvelo

Quanto tempo tem... para matar essa saudade?

Daniela Mercury

Antes de cantar, Daniela Mercury começou por ser bailarina. Aliás, costuma dizer, muito a propósito e com muita graça, que é “uma bailarina que virou cantora por acaso".
Iniciou a carreira musical em 1991 com o álbum "Daniela Mercury": o tema “Swing da Cor” abriu-lhe as portas para a fama. Mas foi com o estrondoso “O Canto da Cidade” que conseguiu firmar-se no meio artístico brasileiro. O disco apresentou grandes êxitos como “Batuque”, “Você Não Entende Nada”, ou “Só Pra Te Mostrar”.
Em 1994 grava "Música de Rua". Dele constavam canções como "Vulcão da Liberdade", "O Reggae e o Mar" e "Domingo no Candeal".
"Feijão com Arroz", lançado em 96, é aclamado como um dos seus melhores discos, senão mesmo o melhor! "Nobre Vagabundo", "Rapunzel" e "Feijão de Corda" são alguns dos êxitos intemporais deste trabalho.
Segue-se o primeiro disco ao vivo, “Eléctrica”, gravado em Salvador e, logo depois, “Sol da Liberdade”, onde se destacaram “Santa Helena”, “Ilê, Pérola Negra” ou "Groove da Baiana".
Daniela grava a seguir “Eletrodoméstico”, que também é o seu primeiro DVD ou, melhor dizendo, uma superprodução que contou com as participações internacionais de Dulce Pontes, Rosário Flores ou Jovanotti.
Em 2004, Daniela Mercury foi uma das atracções do Rock In Rio Lisboa e, no ano seguinte, com “Clássica”, concretizou o velho sonho de reunir em disco e DVD algumas das canções mais marcantes da MPB. “Balé Mulato" (2005), "15 Anos de Carreira" (2006) e "Canibália" (2009) seguem o mesmo caminho...