Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Paulo Gonzo

11 out, 2006 • Rita Curvelo

Deu-nos... quase tudo...

Paulo Gonzo
Paulo Gonzo
Chama-se Alberto Ferreira Paulo mas todos o conhecem por Paulo Gonzo.
Começou a sua carreira musical em 1975 como compositor e vocalista da Go Graal Blues Band.
Após a edição do terceiro disco, já em 1984, Paulo Gonzo lança-se numa carreira a sólo, sendo que o seu primeiro single foi cantado em inglês. Chamou-se "So Do I". Lembra-se?
Em 1986 edita o maxi-single "Somewhere In The Night", lançando ainda o seu primeiro disco:"My Desire".
Um ano depois foi a vez de "Stay", um enorme êxito que permaneceu durante várias semanas seguidas no top nacional de singles.
O primeiro álbum em português - "Pedras da Calçada" – foi editado em 1992. Incluíu doze temas dos quais se destacou a balada "Jardins Proibidos".
1995 é o ano de "Fora D'Horas". "Acordar" ou "Tiro à Queima Roupa" foram as faixas que mais se destacaram deste trabalho. "Dei-te Quase Tudo" surge dois anos mais tarde, alcançando seis vezes a platina.
No ano seguinte, Paulo Gonzo lança "Suspeito” e, em 1999, edita "Ao Vivo Unplugged", em que percorre grande parte dos seus êxitos.
Paulo Gonzo comemorou os vinte anos de carreira em 2005, com a edição de um álbum homónimo, do qual se destacaram "Falamos Depois" e “Sei-te de cor”.
No Rock in rio Lisboa 2008, Paulo Gonzo foi o primeiro a subir ao Palco Mundo - um concerto transmitido, em directo, pela Renascença.

Depois de em 2009 Paulo Gonzo ter dado um concerto na barragem do Alto Lindoso, a 340 metros de profundidade - Um concerto do qual nasceu mais um grande êxito do cantor: Espelho (De Outra Água) - em 2010 chega a vez de By Request, um álbum gravado em Nova Iorque onde Gonzo dá voz a temas intemporais como "That's life", "Just the way you are" ou "Let's Get it on".