Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Bryan Adams

09 out, 2006 • António Jorge

Uma voz rouca vinda do Canadá

Bryan Adams

Bryan Adams nasceu em 1959 no Canadá. Com apenas doze anos, comprou a sua primeira guitarra e, aos quinze, abandonou o liceu e começou a tocar em bares para os amigos.

“Bryan Adams”, o primeiro álbum, saiu em 1980 e, um ano depois, o cantor e compositor gravou “ You Want It You Got It”. Acontece que só em 1983 é que Bryan se começou a tornar conhecido a nível mundial graças à balada “Straight From The Heart” do álbum “Cuts Like a Knife”.
O disco que se seguiu, “Reckless” (1984), conquistou 5 Discos de Platina só nos EUA! “Reckless” trouxe canções como “Somebody”, “Run to You”, “Summer of 69”, "Heaven" e “One Night Love Affair” que contribuem para que Bryan Adams entre pela porta da frente da estrita galeria das super estrelas!

Ainda na década de 80, Bryan continua a dar que falar com “Into the Fire”, lançado em 1987, e “Live! Live! Live!”, editado um ano mais tarde.
Ao entrar nos anos 90, atinge o topo do estrelato com “Waking Up The Neighbours”, um disco que tem lá dentro “Do I Have to Say the Words” e a super balada “Everything I Do (I Do it for You)” que Kevin Costner aproveitou para a banda sonora do filme "Robin Hood".

Até ao final da década, Bryan assume uma sonoridade levemente mais romântica nos seus discos: “So Far So Good” (1993), “18 Til I Die” (1996), “On a Day Like Today” (1998) e “The Best of Me” (1999).
O cantor entrou no novo século com “Spirit”, editado em 2002, ao que se seguem os discos “Room Service”, que apareceu em 2004, e “11”, que ficou conhecido do grande público no ano de 2008.

Bryan Adams já esteve em Portugal em 2005 e em 2008, e voltou em 2011 para um grande concerto no Pavilhão Atlântico. Em 2005 gravou o DVD “Live in Lisbon”, com o qual conseguiu atingir o top de vendas nacionais e, no mesmo sítio, dia 15 de Dezembro de 2011, arrasou uma vez mais!
Em 2012 deu um dos concertos mais concorridos da edição lisboeta do Rock in Rio.

Depois de editar "Bare Bones" em 2010 (e alguns discos ao vivo e EPs nos anos que se seguiram), Bryan Adams editou em 2014 o álbum "Tracks of my years". Um disco com algumas das músicas que o cantor tinha como referência e que resolveu tornar suas para este lançamento. De Bob Dylan a Smokey robinson, este é um álbum - como o nome indica - com as escolhas pessoais de Bryan Adams. Pelo meio, o cantor ainda deixou escapar "She Knows Me", o único original do CD.