Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Lionel Richie

04 out, 2006 • António Jorge

Conheça a história de um dos mentores de "We are the world"

Lionel Richie
Lionel Richie

Sem grandes objectivos, seis colegas de faculdade decidem, por volta de 1968, formar um grupo musical e vocal. Chamavam-se The Commodores.
Pouco tempo depois e, por sorte, a banda foi escolhida para fazer a primeira parte dos espectáculos dos Jacksons 5 (Michael Jackson e irmãos), numa longa digressão de dois anos pelos Estados Unidos.
Depois do primeiro álbum, o grupo editou, em 1974, “Machine Gun", que conquistou três Discos de Platina. Duas das canções, “Easy" e “Three Times a Lady” fizeram um enorme sucesso que se manteve, aliás, até aos dias de hoje.
Por esta altura, já Lionel Richie era o principal compositor do grupo e, em 1981, conquistou um Disco de Platina pelo tema “Endless Love”, que cantou com Diana Ross. Em 1982, Richie gravou o primeiro disco a solo que trouxe canções como “Truly” e “You Are”, que ficou um mês no primeiro lugar do top de álbuns americano.
Mas o melhor… ainda estava para vir! Em 1983, Lionel Richie gravou “Can’t Slow Down" e recebeu o Prémio Diamante, por vendas superiores a 10 milhões de cópias. Os temas “Hello” e “ All Night Long” foram líderes nas tabelas mundiais.
Richie foi convidado, em 1984, para cantar o hino oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles e, menos de um ano depois escreveu, com Michael Jackson, “We Are the World" para o projecto USA for Africa. É, ainda hoje, um dos temas mais vendidos no mundo.
Como se tal não bastasse, “Say You Say Me” foi eleita, em 1986, a melhor canção do ano e foi escolhida para Banda Sonora do filme “White Lights".
Três álbuns depois, o cantor decidiu fazer uma pausa na sua carreira musical e regressou apenas em 1992 com “Back to Front”. Depois de nova paragem de 5 anos, Lionel Richie voltou com “Just For You” (2004), "Comming Home" (2006) e "Just Go" (2009).