Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Maria Bethânia

28 set, 2006 • Rita Curvelo

A voz mais quente da Baía...

Maria Bethânia
Maria Bethânia

Maria Bethânia Vianna Telles Veloso estreou-se na música, em 1963, quando, juntamente com Caetano Veloso, subiu ao palco para cantar algumas das músicas da peça de teatro "Boca de Ouro" compostas, precisamente, pelo irmão.
Já em 1968, participou no LP "Veloso, Gil e Bethânia". Em 1975, a cantora pisou o palco com Chico Buarque e, desse encontro, resultou o LP: “Chico Buarque e Maria Bethânia”.
"Álibi", de 1978, foi trabalho seguinte, que incluiu grandes êxitos como "Explode Coração", "Sonho Meu" e "Cálice". “Mel”, lançado um ano depois, foi outro grande sucesso, tal como “Talismã”, “Nossos Momentos” ou o LP "Dezembros" que destacou o bolero "Anos Dourados", de Tom Jobim e Chico Buarque.
Em 1990, os 25 anos de carreira de Maria Bethânia foram celebrados com um disco e um espectáculo a que a cantora chamou, simplesmente "25 Anos". Em 1994, saiu o disco "As Canções que Você Fez p’ra Mim" e, dois anos depois, foi editado o CD "Âmbar".
Para comemorar 35 anos de carreira, Maria Bethânia lançou o álbum "Maricotinha", no Rio de Janeiro, num grande espectáculo que juntou grandes nomes da MPB. O espectáculo veio, também, a Portugal aos Coliseus de Lisboa e do Porto.
Maria Bethânia regressou ao nosso país em Julho de 2004  e de 2005, altura em que apresentou "Tempo, Tempo, Tempo, Tempo", um espectáculo dirigido por Bia Lessa e inspirado no álbum da cantora "Que Falta Você me Faz".