Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Abba

28 set, 2006 • Rita Curvelo

O quarteto mais famoso da Suécia!

Abba
ABBA

Quando dois compositores conheceram duas jovens vocalistas em terras escandinavas, o resultado não podia ter sido outro.
Estávamos na Suécia no início dos anos 70. Björn e Benny, Agnetha e Anni-Frid (também conhecida por Frida) juntaram-se e lançaram um álbum, chamava-se “Lycka” que, em sueco, quer dizer “felicidade”.
Por esta altura, as experiências musicais deste grupo escandinavo passavam por um restaurante de Gotemburgo. “People Need Love” era o que cantavam e, pode dizer-se, foi o motor de arranque de uma carreira “Mamma Mia”!
Em 1972, a banda foi convidada a compor uma música para ser apresentada no Festival da Canção do ano seguinte. Foi assim que surgiu “Ring Ring”, um tema que rapidamente chegou aos principais tops europeus.
Com um visual divertido e moderno, Agnetha, Anni-Frid, Björn e Benny começavam a dar nas vistas e, em 1974, criaram um nome para o grupo.
Foi assim que nasceram os ABBA, um acrónimo com as iniciais de cada um dos seus membros. Este era, também, o nome de uma empresa de peixe enlatado na Suécia que, felizmente, concordou em “emprestar” o nome. E, com os sucessos da nova banda pop, claro que a empresa não se arrependeu!
Nesse mesmo ano, os ABBA criaram aquele que viria a ser considerado um dos seus maiores êxitos. A música “Waterloo” foi lançada em single em 12 países em simultâneo! Isto depois de ter ganho o Festival da Eurovisão da Canção e ao mesmo tempo que conquistava os tops da Europa e dos Estados Unidos.
Meses mais tarde, novo sucesso com “SOS”. Já em 1975, os Abba lançaram “Mamma Mia” e, um ano depois, editaram os sucessos “Fernando” e “Dancing Queen”.

Por esta altura, já se tinham afirmado como um dos grupos mais populares em todo o mundo e, durante 10 anos, foi um grupo sueco de nome Abba que reinou no universo da música pop. “Chiquitita”, "Super Trouper", “Take a Chance On Me” ou "The Winner Takes it All" são outros dos êxitos que levaram os ABBA aos tops mundiais. Não foi à toa que o grupo vendeu mais de 250 milhões de álbuns em todo o planeta e conseguiu arrecadar mais de 200 milhões de dólares durante a sua carreira.

Hoje, passados tantos anos, não é que os ABBA voltaram a reinar? O quarteto sueco regressou aos tops graças a “Mamma Mia”, um filme Renascença que foi um verdadeiro campeão de bilheteiras!
E, a juntar ao sucesso da longa-metragem com Meryl Streep e Pierce Brosnan, eis que o musical voltou a Portugal, com o apoio da Renascença: "Mamma Mia", no Pavilhão Atlântico, no dia 21 de Setembro de 2010. Prometeu e cumpriu: pôs todos a cantar!
O grupo musical juntou-se, ainda em 2010, ao “Rock and Roll Hall of Fame”, a famosa galeria dos notáveis em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos.