Tempo
|

Biografia

Pink Floyd

28 set, 2006 • António Jorge

Os vários lados da mesma Lua

Pink Floyd
Pink Floyd

Por sugestão do irreverente Syd Barret, o nome The Pink Floyd Sound, surge em 1964, para homenagear os músicos Pink Anderson e Floyd Council, mas só até à data da edição do 1º álbum, já com o nome The Pink Foyd.
Klose,Barret, Wright, Waters e Manson, até que em 1968 (Bob Klose já tinha abandonado a banda), David Guilmour junta-se ao grupo para substituir Syd Barret que, devido a problemas de saúde, começa a ter dificuldade em acompanhar a banda nos espectáculos ao vivo.
Encerra-se assim o capítulo mais psicadélico do grupo, já com dois álbuns gravados e o primeiro disco desta nova formação, é a banda sonora do filme “More logo depois, é editado o duplo “Ummagumma”.
Em 1970, os Pink Floyd chegam pela primeira vez aos lugares cimeiros do Top Britânico, com o álbum, “Atom Heart Mother “ e, um ano mais tarde, ao Top Norte Americano com, “Obscured by the Clouds “.
Dizem os fãs que os elementos da banda se encontraram à hora certa e no local certo para gravarem, em 1972, “ The Dark Side of the Mooon “, álbum que surpreendeu o mundo e que, para além de já ter sido ouvido na Lua (sim....é mesmo verdade!), esteve mais de uma década no Top 100 americano!
Em 79, Roger Waters (cada vez mais o líder da banda) escreve “ Shine on you Crazy Diamond”, um tema dividido em 9 partes (inédito e comercialmente arriscado para a altura), dedicado a Syd Barret .
Escreve também (e praticamente sózinho) o épico, “ The Wall “, uma espécie de ópera rock, que dá origem a numerosas produções de espectáculos ao vivo, e ainda ao filme de Alan Parker, protagonizado por Sir Bob Geldof.
“The Wall” é um dos discos mais vendidos (sim...também é verdade!), ao longo de 14 anos.
“The Final Cut “, título curto e conciso, é o último álbum que Waters grava com os Pink Floyd, sendo que, um ano depois, todos os elementos da banda editam álbuns a solo.
Em 1987, David Guilmour e Nick Manson decidem fazer renascer os Floyd e convidam R. Wright para juntos gravarem ,” A Momentary Lapse of Reason” e “The Division bell “ de 1994.