Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Rod Stewart

27 set, 2006 • António Jorge

Não há dia no mundo em que não se ouça...

Rod Stewart
Rod Stewart

Roderick David Stewart nasceu em Londres a 10 de Janeiro de 1945.
Começou por percorrer com a sua guitarra as ruas de algumas cidades europeias, passou por grupos como Jimmy Powel and The Five Dimentions, The Hoochie Coochie Men ou Shotgun Express e, em 1966, junta-se ao grupo do conceituado Jeff Beck e grava o primeiro álbum.
No final dos anos 70, Rod e Ron Wood (guitarrista dos Rolling Stones) entram para os Faces mas Rod consegue, paralelamente, manter uma carreira a solo que se mantém ao longo de seis anos.
É durante esta carreira, a dois tempos, que grava algumas canções que lhe garantem a entrada no mundo das estrelas pop/rock: “Reason To Believe", "You Wear it Well “ e “Maggie May". Por esta altura, a voz rouca e o som do violino irlandês são já imagens de marca. Em 1975, o louro Rod, já com novo visual, tão do agrado da imprensa rosa, edita “Atlantic Crossing", álbum onde está “Sailing", um tema que traz o selo de canção intemporal.
As décadas de 70 e 80 foram, para Rod Stewart, tempos para vender milhões de discos e para fazer várias centenas de espectáculos em estádios com lotações esgotadas em todo o mundo. Pelo meio, ainda homenageou o fenómeno disco com o fantástico e muito pouco humilde “Do You Think I’m Sexy".
O cantor britânico actuou em Lisboa em 1983, no Estádio do Restelo, na famosa noite do OVNI. Regressou em grande forma em 2005, desta vez ao Pavilhão Atlântico. Rod Stewart escolheu a viragem do século para concretizar um sonho antigo: gravar alguns clássicos da canção americana... são três volumes de canções intemporais na voz de Rod Stewart.
Não há dia no mundo em que não se ouça, pelo menos uma vez, "Baby Jane", "Dowton Train", "Some Guys Have All The Luck " e tantas outras.... não há dia no mundo em que não se ouça Rod Stewart.