Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Ivete Sangalo

27 set, 2006 • Rita Curvelo

A baiana que "abala" Portugal!

Ivete Sangalo
Ivete Sangalo

Ivete Maria Dias de Sangalo nasceu em 1972, em Juazeiro, no interior da Baía.
A sua estreia deu-se num barzinho de Ondina, onde o pagamento pelo espectáculo foi... um jantar nesse mesmo bar. Nada mau para começar! Depois, Ivete Sangalo fez mais alguns espectáculos em cidades do interior da Baía e chegou a actuar em Pernambuco.
De volta à capital baiana, conheceu Jonga Cunha, o fundador do Bloco Eva, e  juntos começaram uma carreira de sucesso na Banda Eva. Como voz deste grupo baiano, Ivete Sangalo lançou seis álbuns: "Banda Eva", "Pra Abalar", "Hora H", "Beleza Rara", "Banda Eva ao Vivo" e "Eva, Você e Eu". Ao todo, vendeu mais de 4 milhões de discos.

Mas Ivete tinha a coragem, a determinação e a energia, também, para se aventurar sozinha no mundo da música brasileira.
A sua carreira a solo começou oficialmente em 1999. Nesse ano, gravou as 14 faixas do disco de estreia, "Ivete Sangalo" e, logo no ano seguinte saiu "Beat Beleza". Seguem-se "Festa" (2001), e "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" (2002), uma colectânea com os seus maiores sucessos até à data.

“Clube Carnavalesco, Inocentes em Progresso” foi o disco que lançou em 2003 e em Março do ano seguinte apareceu nas lojas o álbum "MTV Ao Vivo Ivete Sangalo", uma comemoração dos seus 10 anos de carreira.
A cantora brasileira já esteve diversas vezes no nosso país, tendo participado em todas as edições do Rock in Rio-Lisboa desde 2004.
No ano de 2005 Ivete “Abalou” com o álbum “As Supernovas” e em 2006 foi a vez de levar mais de 80 mil pessoas a um dos estádios mais emblemáticos do Rio de Janeiro: o Maracanã. O espectáculo desse dia ficou registado para a posteridade num CD/DVD que vendeu 250 mil exemplares logo nas primeiras horas.

Com créditos firmados no panorama musical brasileiro, tinha chegado a vez de a baiana fazer algo um pouco diferente do que já estava habituada e gravou o seu primeiro álbum para crianças: “A Casa Amarela” (2008).
A nível pessoal, um dos grandes desejos da actriz era ser mãe, um sonho que a baiana concretizou em 2009, com o nascimento do seu filho Marcelo. Nesse ano, e já que estava de licença de maternidade, a cantora aproveitou para convidar os amigos para irem a sua casa em Salvador, onde a cantora tem um estúdio de gravação. O resultado dessas “visitas” ficou registado no álbum “Pode entrar” com participações de Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Marcelo Camelo e ainda Mônica de San Galo – irmã de Ivete e uma das suas primeiras influências musicais.

O ano de 2010 foi um ano cheio de surpresas e de grandes conquistas a nível internacional. A cantora partilhou o palco com Beyoncé (no Brasil) e produziu um mega espectáculo no Madison Square Garden, em Nova Iorque. A sala esgotou com 4 meses de antecedência e o concerto ficou registado num CD/DVD que vendeu 300 mil cópias ainda na fase de pré-venda!!
Para 2011 estava guardada uma digressão por Portugal e a participação em mais uma edição do Rock in Rio, desta vez no Rio de Janeiro.
Já em 2012, Veveta, como é chamada pela família, voltou a levantar poeira no Parque da Bela Vista, em mais uma edição lisboeta do Rock in Rio. E em Julho a cantora voltou a Portugal para dois concertos Renascença, em Portimão e no Porto. também nesse ano que a baiana foi eleita a 100º maior voz brasileira de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Brasil

A cantora lançou recentemente "Multishow ao vivo – Ivete Sangalo 20 anos", um CD e DVD que comemoram, precisamente, os seus 20 anos de carreira!
Ivete é embaixadora da Boa Vontade da ONU no Brasil, na luta contra o tráfico de pessoas.
Já recebeu (pelo menos) 150 indicações a vários prémios, tendo ganho 108. Já vendeu mais de 14 milhões de cópias de CDs e tem mais de 8,5 milhões de seguidores no Twitter.
Presença assídua no Rock in Rio Lisboa (ela é, aliás, a única artista estrangeira que atuou em todas as edições do Festival), este ano não será excepção: Ivete pisa o palco Mundo dia 25 de Maio!